O zoológico municipal de Bauru é uma referência em reprodução de espécies ameaçadas de extinção, como o sauim-de-coleira e sagui-da-serra-escura. O Zoo de Bauru faz parte de um plano de manejo desses animais em risco e comemora 45 anos de história em 2024. Localizado em 20 hectares, o zoológico abriga mais de 700 animais, sendo reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho de conservação.
A construção do zoológico teve início em 1977, ao lado do Jardim Botânico Municipal, uma das maiores reservas de cerrado em São Paulo. Com mais de 170 espécies, entre mamíferos, aves, répteis e peixes, o local se destaca pela preservação da biodiversidade e pela reprodução de animais em extinção, como os novos moradores que chegaram em 2024, resultado de parcerias com instituições especializadas.
Entre os feitos do zoológico de Bauru está a reprodução do primeiro pinguim no Brasil, conquistada após 20 anos de estudos e sete tentativas de incubação. Além disso, o local trabalha com animais resgatados e oferece um ambiente educativo para crianças, que aprendem sobre a fauna e flora local. Os jardins são cuidados há quase 35 anos por Valdeci Miguel, o jardineiro do Zoo.
O zoológico de Bauru está aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. O ingresso custa R$ 7 para crianças a partir de 5 anos e adultos. O local é uma excelente opção de lazer e aprendizado, contribuindo para a conscientização sobre a importância da preservação da vida selvagem e da conservação das espécies em extinção.
Participe do canal do DE Bauru e Marília no WhatsApp para ficar por dentro das notícias da região e acompanhar mais reportagens sobre os animais do zoológico. A TV TEM tem se dedicado a destacar os aspectos positivos da cidade e fortalecer o orgulho dos bauruenses, mostrando como o zoológico municipal é um símbolo de preservação e educação ambiental. Embarque nessa jornada de conhecimento e descobertas, valorizando a biodiversidade e a natureza.