Zoológico de Goiânia recebe dois macacos babuíno-sagrado

Zoológico de Goiânia

Uma comitiva da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) saiu de Goiânia, na madrugada desta segunda (20), com destino ao Parque Zoológico Municipal de Bauru, em São Paulo, para buscar dois macacos da espécie babuíno-sagrado de nome científico – Papio hamadryas. Eles serão trazidos pela própria equipe de médicos veterinários do Zoológico de Goiânia e tem data prevista para chegada nesta terça-feira (21). Na capital, os animais farão companhia à Janaína, animal da mesma espécie que está sob os cuidados do parque.

”Ela veio do zoológico de Camboriú em 2012 e formava um casal com o Sansão. Infelizmente ele morreu no ano passado e desde então temos empenhado esforços em conseguir a transferência de um macho, para que a fêmea não fique solitária”, explica o presidente da Agetul, Valdery Junior.

Os animais transferidos são um fêmea de aproximadamente nove anos e um macho de sete, que nasceram no Parque Zoológico Municipal de Bauru. Eles ficarão, inicialmente, em uma ilha separada de Janaína para se acostumarem visualmente. Essa espécie é de origem nativa do norte da África e do sudoeste da Arábia, e se alimenta com frutas, insetos, ovos e pequenos vertebrados. Os babuínos-sagrados possuem esse nome porque eram considerados animais sagrados pelos antigos egípcios.

“Aqui no nosso zoológico esses animais terão um espaço maior para viver, já que serão inseridos nas novas Ilhas dos Primatas, que recentemente foram ampliadas em uma obra que custou R$ 2 milhões e foi entregue pelo prefeito Rogério Cruz no final do mês passado”, conta Valdery Junior.

O lago onde ficam as Ilhas dos Macacos recebeu os serviços de desassoreamento, revitalização e ampliação, além da instalação de equipamentos e plantio de árvores para que todos os primatas tenham abrigo e brinquedos para se divertir.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos