Com 15 cartões em 2025, Zubeldía inicia período de suspensão dupla no São Paulo
Treinador argentino não comandará o time contra Mirassol e Bahia pelo Brasileirão
São Paulo x Mirassol: informações e palpite para o jogo
O São Paulo não contará com o técnico Luis Zubeldía por dois jogos consecutivos no Campeonato Brasileiro: o primeiro diante do Mirassol, neste sábado, no Morumbis, e o segundo contra o Bahia, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, no dia 31, pela 11ª rodada do torneio nacional.
A primeira ausência será pelo acúmulo de três cartões amarelos, adquiridos nos jogos contra Botafogo, Santos e Grêmio.
Já a segunda será por conta da expulsão que teve contra o Atlético-MG, que foi julgada no STJD e rendeu a ele um jogo extra de suspensão. Assim, mesmo já tendo se ausentado contra o Cruzeiro para cumprir a automática, o treinador ainda deve um jogo como punição por suas reclamações.
Essas três ausências no Brasileirão se somam a uma partida de suspensão também no Paulistão, quando ele somou três amarelos e não ficou no banco no jogo contra a Ponte Preta. Em todas as suas faltas, quem comandou o time foi o auxiliar direto Maxi Cuberas.
Em 2025, Zubeldía acumula 14 cartões amarelos e um vermelho. Os amarelos foram assim divididos: dois nos amistosos da FC Series, cinco no Paulistão, dois na Conmebol Libertadores, dois na Copa do Brasil e três no Campeonato Brasileiro. A expulsão foi na partida contra o Atlético-MG.
Um dado curioso é que Zubeldía tem mais cartões do que vitórias na temporada, já que o São Paulo soma apenas 13 jogos vencidos em 32 disputados em 2025. As maiores justificativas dos cartões são por reclamação ou saída de sua área técnica. Os dois últimos recebidos tiveram explicações variadas: contra o Grêmio, levou amarelo por se aproximar da área de análise do VAR durante a revisão. Contra o Náutico, entrou em campo para comemorar um gol.
Além dos 14 amarelos e um vermelho de 2025, Zubeldía traz uma conta grande da temporada passada, quando recebeu 17 amarelos e dois vermelhos. Ou seja, desde que chegou ao São Paulo, o treinador já acumulou 31 cartões amarelos e três cartões vermelhos. Ele cumpriu seis jogos de suspensão na temporada passada, sendo um na Copa do Brasil e cinco no Brasileirão. Com as quatro partidas de suspensão de 2025, somará dez ausências por cartão.
Em meio a esse histórico de cartões, Luis Zubeldía permanece como figura importante no comando do São Paulo. Mesmo enfrentando tais suspensões, seu trabalho e comprometimento com a equipe são reconhecidos e valorizados. A torcida e a diretoria seguem apoiando o treinador em meio a esse desafio disciplinar. A expectativa é de que, após esse período de suspensão, Zubeldía retorne com ainda mais determinação e foco para orientar a equipe rumo às vitórias e conquistas no restante da temporada.