As metas de Zubeldía para o Fluminense na primeira semana cheia de preparação
O técnico Zubeldía começa nesta sexta o primeiro período completo de treinamentos que tem desde que assumiu o comando do Fluminense, há duas semanas, no dia 26 de setembro. Nesse período, o argentino teve quatro jogos e alguns poucos treinamentos para começar a conhecer o elenco que tem à disposição.
Com a pausa para Data Fifa e o cumprimento do jogo atrasado contra o Mirassol, o Tricolor terá agora seis dias antes de voltar à campo. Enfrenta o Juventude no Maracanã na próxima quinta-feira (16), às 21h30.
O grupo de jogadores terá treinos desta sexta até a próxima quarta-feira antes de iniciar um período decisivo, com cinco jogos no Maracanã em um espaço de 21 dias, com a única exceção sendo uma viagem para encarar o Ceará, no dia 2 de novembro.
Zubeldía em Mirassol x Fluminense — Foto: Lucas Merçon/FFC
Sonhando com uma vaga na Libertadores, o treinador argentino tem alguns desafios para alcançar nesse período de olho em colocar em campo um time mais preparado para vencer. O ge lista alguns deles:
ACERTAR A DEFESA
A grande questão em busca de consistência no time vem sendo o sistema defensivo. O time tem a segunda pior defesa entre os 10 melhores times do campeonato, com 33 gols sofridos. Somente o Bragantino, em queda livre, foi mais vazado.
Freytes em Mirassol x Fluminense — Foto: Lucas Merçon/Fluminense F.C.
ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA O BANCO
Zubeldía chegou ao Fluminense em meio à maratona de partidas e optou por manter a estrutura que já vinha trabalhando com Renato Gaúcho. Dentro do que tem no elenco, é difícil imaginar que faça grandes mudanças nos 11 iniciais nas próximas semanas.
ge Fluminense projeta tempo de preparação na Data Fifa: “Hora de encontrar soluções”
Quando foi apresentado, Zubeldía disse que precisaria de tempo para conhecer melhor alguns atletas e entender o que eles podem agregar ao time. Essa é a primeira oportunidade que ele terá de explorar melhor o elenco e levar novas alternativas para os jogos, como o jovem Riquelme Felipe e os gringos Lavega e Lezcano.
MELHORAR O ENTROSAMENTO DO TIME
Um dos grandes méritos do treinador foi efetivar o meio-campo formado por Acosta, Martinelli e Hércules. Além de recuperar a parte física desses jogadores, o treinador terá oportunidade de entrosar melhor eles.
Lucho Acosta em Mirassol x Fluminense — Foto: Lucas Merçon/FFC
Especialmente o argentino, que tem pouco mais de dois meses no Brasil, com os atacantes. Lucho tem por característica tentar passes mais verticais e precisa que os companheiros entendam sua forma de pensar para melhorar o aproveitamento deles.
RESOLVER APAGÕES NO FIM DAS PARTIDAS
Um dos principais padrões do Fluminense na temporada é sofrer gols no fim dos jogos. Já aconteceu 11 vezes na temporada, sendo que em nove delas isso custou ao time pontos. A última foi justamente contra o Mirassol.
Giba Perez analisa postura do Fluminense: “Se desconcentra muito fácil”
MELHORAR APROVEITAMENTO FORA DE CASA
Manter o desempenho longe do Maracanã é um problema para o Fluminense que não vem só de 2025. Somando as últimas três edições do Campeonato Brasileiro, o clube venceu apenas 10 dos 49 jogos que fez longe de casa. Foram ainda nove empates e 30 derrotas. Um aproveitamento de 26%.
A equipe terá pela frente desafios pesados fora de seus domínios, contra Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio e Ceará. Somar pontos nesses jogos será essencial se quiser se colocar entre os postulantes ao G-4 do Brasileirão.