Press "Enter" to skip to content

16ª Semana de Museus chega a Goiânia

“Busca valorizar e comunicar a arte popular goiana”
O Museu Goiano Zoroastro Artiaga, que fica no centro de Goiânia recebe, a partir desta quinta-feira (17), uma exposição dos escultores goianos Ernesto Vaz e Carlos Antônio. A iniciativa faz parte da programação da 16ª Semana de Museus. A solenidade de abertura, às 8 horas desta quinta-feira, contará com a participação dos dois artistas, que ministrarão durante o dia uma Oficina de Cerâmica. Também terá como convidada especial a professora Raquel Teixeira, ex-deputada federal e ex-secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás.
A exposição é composta por 22 peças, dispostas em totens no mezanino do museu. Neusa Almeida, diretora do Muza, destaca que a exposição “busca valorizar e comunicar a arte popular goiana” por meio das obras dos dois escultores. A 16ª Semana dos Museus, da qual a exposição faz parte, é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nesta edição, por todo o país, serão realizadas mais de 3 mil atividades especiais, incluindo exposições, visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.
Artistas
Ernesto Antônio Vaz nasceu em Goiânia, mas viveu boa parte de sua vida no interior de Goiás. Foi essa experiência na zona rural que inspirou o artista a criar uma série de esculturas que enaltecem o modo de vida e de ser do homem sertanejo.
Considerado um mestre artesão, Carlos Antônio da Silva produz peças que retratam a cultura regional e que representam a história do povo goiano. O artista mora em uma casa simples em Aparecida de Goiânia e tem em São Paulo e no exterior seus principais mercados.