Press "Enter" to skip to content

1º Congresso de Educação Profissional e Tecnológica premia melhores trabalhos

Última atualização 11/11/2023 | 15:54

A primeira edição do Congresso de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), concluída na última sexta-feira (10/11), registrou mais de 1,3 mil inscrições e 110 trabalhos apresentados. Os números se somam a centenas de alunos, professores e profissionais da área, que também puderam participar de feirão de empregos com possibilidade de contratação imediata e de debates sobre temas como os desafios e oportunidades na EPT, além dos principais avanços tecnológicos, como a inteligência artificial.

O evento gratuito foi promovido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que esteve presente por meio das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). Três equipes que participaram do hackathon (desafio de tecnologia) e sete artigos apresentados foram premiados. “Popularizar essa modalidade de ensino é um desafio grande e demanda uma política pública que ouça o mercado, dê assistência estudantil e faça uma ponte para o ensino superior”, defende o secretário José Frederico Lyra Netto.

As Escolas do Futuro, amplamente divulgadas no Congresso, são unidades do Governo de Goiás que oferecem cursos gratuitos de tecnologia e também de arte. Elas são geridas pela UFG e representam uma oportunidade de qualificação profissional e acesso mais rápido ao mercado de trabalho. O evento aconteceu no Centro de Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia da UFG, em Goiânia.