Última atualização 16/09/2022 | 11:32
A Uber investiga uma suposta invasão à rede de computadores da empresa, na quinta-feira, 15. Até o momento não se sabe quais os danos provocados nos serviços da empresa. O aplicativo que fornece serviços na área de transporte privado urbano, divulgou o ocorrido nas redes sociais.
“No momento, estamos respondendo a um incidente de segurança cibernética. Estamos em contato com as autoridades e publicaremos atualizações adicionais aqui assim que estiverem disponíveis”, postagem feita pela Uber no Twitter.
We are currently responding to a cybersecurity incident. We are in touch with law enforcement and will post additional updates here as they become available.
— Uber Comms (@Uber_Comms) September 16, 2022
Devido ao ataque, a empresa precisou desligar vários sistemas e orientou funcionários a não usar o sistema de mensagens internos. Antes do sistema ser desligado, funcionários receberam uma mensagem dizendo: “Eu anuncio que sou um hacker e a Uber sofreu uma violação de dados”.
Segundo o New York Times, o suposto ataque hacker foi reivindicado por um jovem de 18 anos.
O ataque pode ter ocorrido após um funcionário da Uber ser manipulado e convencido pelo criminoso a entregar uma senha que dava acesso aos sistemas da empresa.