Press "Enter" to skip to content

40% dos furtos de energia se concentra em cinco municípios de Goiás

Última atualização 12/12/2023 | 15:17

40% de todo o furto de energia no Estado se concentra em cinco municípios em Goiás. De janeiro a outubro de 2023 a Equatorial Goiás inspecionou 173 mil unidades consumidoras, foram comércios, residências e indústrias com suspeitas de fraudes.

A ação recuperou  24 Gigawatt-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, por exemplo, todo o município de Caldas Novas por um mês. Segundo a concessionária, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás e Luziânia são os municípios com mais ocorrências.

A companhia está trabalhando em parceria com as autoridades policiais do Estado e realizando ações de combate ao furto. Destaca-se, que somente em Goiânia e Região Metropolitana foram 44 mil inspeções em unidades consumidoras. Nestes casos, 23 mil apresentaram alguma irregularidade na medição. Foram 136 operações de combate ao furto, que resultaram em 100 prisões.

Apoio no combate ao furto de energia

Os clientes da Equatorial Goiás podem e devem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias na Central de Atendimento da companhia – 0800 062 0196. Não é necessário se identificar.

O gerente de serviço técnico comercial da Equatorial Goiás, Pabllo Barbosa afirma que o crime, com pena prevista de reclusão e multa, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, prejudicam a qualidade do fornecimento de energia, mas também coloca, em risco a segurança da população, podendo causar graves acidentes. “Essa prática ilícita pode resultar em acidentes graves, especialmente quando realizada por pessoas sem a devida capacitação e autorização para intervir na rede elétrica”.