Prefeitura vai oferecer delivery de plantas em Goiânia

A partir desta terça-feira (1), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) dá início à Semana do Meio Ambiente, cuja data é oficialmente celebrada em 5 de junho (sábado). A data tem o objetivo de influenciar uma postura crítica em relação aos problemas ambientais enfrentados pelo mundo. Para abrir as atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura lança um projeto inédito, com delivery de plantas em Goiânia.

A iniciativa irá realizar entrega domiciliar, de forma gratuita, com mudas nativas do Cerrado. A intenção é que as plantas e mudas de árvores sejam plantadas em calçadas e residências da capital. Você pode entrar em contato com o Disque-Árvore por meio do WhatsApp (62) 99330-7995, e agendar sua entrega.

De acordo com o prefeito Rogério Cruz: “Queremos avançar na arborização do município para tornar Goiânia uma cidade cada vez mais verde”, afirma. A operação de recebimento de pedidos e envios ficará a encargo da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

Segundo Luan Alves, presidente da Amma, inicialmente o projeto visa disponibilizar 5 mil mudas durante a primeira etapa, lançando uma política pública mais responsável no que diz respeito à arborização. “A presença das árvores é fundamental para a produção de oxigênio e para a qualidade do ar que respiramos, além de evitar a erosão do solo e tornar a paisagem mais agradável, ampliando a sensação de bem-estar“, completa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp