Servidores públicos fazem paralisação nesta quarta-feira, 23, em Brasília

Mobilizados pela União dos Policiais do Brasil (UPB), pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ) e mais de 20 entidades representativas de carreiras da segurança pública, servidores públicos de diversas frentes realizarão paralisações e carreatas por todo o país nesta quarta-feira (23). O movimento é contra a proposta de Reforma Administrativa (PEC 32/2020).

Sendo dividido em duas etapas, pela manhã os servidores paralisarão as atividades e, pela tarde, serão realizadas carreatas simultâneas em todas as capitais. Em Brasília, a manifestação terá início no estacionamento do estádio Mané Garrincha, a partir das 14h, e seguirá até a Esplanada dos Ministérios.

Entre diversos pontos, a Reforma Administrativa prevê diversos prejuízos e riscos para as carreiras públicas e para o serviço prestado, que deixará de ser de estado e passará a ser do governo de ocasião. Para os servidores que não puderem comparecer presencialmente, será realizado movimento virtual por meio das redes sociais com postagens e registros conclamando acompanhados da hashtag #PEC32Não.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos