Vídeo: Baleia Jubarte é encontrada morta em ilha de Santa Catarina

Uma baleia jubarte foi encontrada morta nesta quinta-feira (8), encalhada na Praia do Campeche, ao sul da Ilha de Santa Catarina. A carcaça do animal estava enrolada em redes de pesca e com apetrechos pesqueiros pendurados no equipamento.

O animal foi encontrado por moradores locais que estavam na praia durante o dia. O órgão de proteção ambiental responsável foi acionado e coletou amostras das baleias, que serão enviadas para autópsia. A carcaça do animal ficará na areia da praia até a realização da biópsia, que revelará a causa da morte. Em seguida, o corpo da baleia jubarte será enterrado. A Polícia Militar Ambiental e o Ibama / ICMBio afirmam que ao ver uma baleia presa em uma rede de pesca, deve-se ligar para o telefone da agência reguladora entre 7h e 17h: 0800 642 3341.

Presença de baleias-jubarte em Santa Catarina

A migração de baleias-jubarte é comum neste período do ano no Litoral do Estado.Esse evento deve à reprodução das espécies, que se concentra principalmente no Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

As baleias-jubarte saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção devido ao seu aumento populacional. Tornado a aparição desses animais em outros locais da costa brasileira bem comuns. Elas podem atingir cerca de 16 metros de comprimento e pesar entre 35 e 40 toneladas. Se alimentam basicamente de pequenos crustáceos chamados de krills, filtrando água através das barbatanas (placas de queratina que descem do céu).

https://www.youtube.com/watch?v=_RIpMmSHab8&ab_channel=Di%C3%A1riodoEstado

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos