Goleira Bárbara luta pela confiança da torcida

Bárbara, 33 anos, é a goleira do Brasil e está confirmada para a partida desta terça (27), às 8h30, contra a Zâmbia, pela terceira e última rodada da primeira fase do futebol feminino nas Olimpíadas de 2020. A camisa 1 do Avaí/Kindermann já tem uma medalha olímpica em casa, de prata, conquistada em 2008. Treze anos depois, ela ainda sofre para conquistar a confiança da torcida.

De acordo com a CNN Brasil, a goleira pernambucana foi elogiada na estreia contra a China, quando fez ao menos três difíceis defesas. Bastou, no entanto, uma falha no jogo dianteda Holanda para que voltasse à tona o debate sobre sua confiabilidade. Na transmissão da TV Globo, Galvão Bueno usou a expressão “mão-de-alface” para sintetizar o equívoco da goleira. Entre seus altos e baixos, duas certezas: seus erros são vistos com lente de aumento; e não há consenso denome substituto.

Bárbara joga sua quarta e última Olimpíada. “É muito difícil chegar até a Seleção, mas permanecer é ainda mais”, afirma a goleira, que inicialmente era reserva em Pequim-2008, mas herdou a vaga quando Andreia, a titular de então, se lesionou logo na estreia.

Na Copa do Mundo de 2015, a goleira foi Luciana, referência máxima da Ferroviária, que, nas oitavas de final, falhou no gol que classificou a Austrália. Quatro anos antes, na mais dolorosa derrota em mundiais, foi Andreia quem falhou em saída do gol no último minuto da prorrogação.

São acontecimentos, portanto, relativamente repetidos e corriqueiros nas jornadas do Brasil em grandes competições, não necessariamente com Bárbara debaixo das traves, o que leva o debate para o desenvolvimento daposição no país, não para o endereço de uma só goleira.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vasco confirma primeiras contratações para 2025: Tchê Tchê, Lucas Freitas e Daniel Fuzato. Saiba mais sobre as novidades!

Tchê Tchê, Lucas Freitas e Daniel Fuzato são as primeiras contratações do Vasco para a temporada 2025. O clube está em negociações avançadas para anunciar esses reforços, que já têm tudo certo para defender as cores do time no ano que vem. O volante Tchê Tchê, o zagueiro Lucas Freitas e o goleiro Daniel Fuzato estão prestes a se juntar ao elenco cruzmaltino, mas o anúncio oficial ainda não foi feito. A expectativa é de que eles sejam confirmados apenas no novo ano.

Tchê Tchê, que recentemente se despediu do Botafogo, já assinou um contrato válido por um ano com o Vasco e está agendado para realizar os exames médicos no CT Moacyr Barbosa. Com 32 anos, o volante é uma das apostas do clube para a temporada seguinte. Já Lucas Freitas, proveniente do Palmeiras após uma passagem pelo Juventude, assinou um contrato de três temporadas e também deve se apresentar para exames em breve.

Daniel Fuzato, por sua vez, é o único dos três reforços que ainda não assinou contrato. As negociações estão em andamento entre Vasco, Eibar e o empresário do goleiro para finalizar os detalhes antes da virada do ano. A expectativa é de que o acerto seja confirmado em breve e que Fuzato faça parte do elenco vascaíno nos próximos anos.

Além desses reforços, o Vasco está buscando outras contratações, como o zagueiro Lucas Oliveira, do Cruzeiro, e outros jogadores como Balbuena, do Dínamo de Moscou, e Joaquín Lavega, do River Plate de Montevideo. O clube também tem interesse em Wanderson, do Internacional. As tratativas estão avançadas e os acordos devem ser finalizados em breve para reforçar ainda mais o elenco para a próxima temporada.

Fique por dentro de todas as novidades do Vasco acompanhando o novo canal ge Vasco no WhatsApp e ouvindo o podcast ge Vasco. Não perca nenhum lance do seu time do coração e fique por dentro de todas as contratações, novidades e informações relevantes sobre o clube. Assista aos vídeos e fique por dentro de tudo sobre o Vasco na Globo e no SporTV. Siga de perto todas as movimentações do mercado de transferências e confira quem está chegando e quem está deixando o clube para a próxima temporada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp