Morro do Mendanha será palco do Campeonato Goiano de Downhill

O Morro do Mendanha recebe, nos dias 9 e 10 de outubro, o Campeonato Goiano de Downhill, realizado pela Federação Goiana de Ciclismo com o apoio da Prefeitura de Goiânia. Serão dois dias de muita adrenalina e velocidade com a participação de pilotos goianos e também de outros Estados.

De acordo com o integrante da Federação Goiana de Ciclismo e organizador do campeonato Thiago Giani, esta é a primeira vez que o evento acontece de forma oficial.

” Já tiveram outras corridas sem ser com a federação, bem amadora, de organização dos próprios atletas. Nós que fizemos a pista à mão, nessa região do mendanha que tem as pistas, “, afirma Thiago.

Manobra se salto no Mountain Bike / Foto: Arquivo Pessoal

A competição, que é uma das modalidades mais conhecidas do Mountain Bike, consiste numa descida individual de montanha, por trilha muito irregular e acidentada, com pedras, raízes, valas, rampas e demais obstáculos naturais. Vence aquele piloto que descer a montanha com o menor tempo, ou seja, o mais rápido, por uma pista demarcada.

Descida de montanha

Thiago afirma que uma das expectativas é a profissionalização dos atletas da modalidade. “Muitos deles não são filiados à Federação Goiana de Ciclismo e isso dificulta para gente ir atrás de verbas e patrocínio. Quanto mais atleta federado  é melhor para a modalidade”, destaca o empresário.

Outro objetivo, segundo Thiago, é despertar no poder público um interesse em criar um bike parque na região do mendanha.

“A gente almeja de fomentar a modalidade com um todo, ter mais opções de lazer e esporte e chamar atenção do poder publico e da sociedade para a importância de preservar a região do mendanha que é uma área toda de preservação permanente”, explica Thiago.

Esta edição do campeonato é dividida por categorias e terá porte nacional, considerando as participações de pilotos de diversos estados, elevando assim a competitividade e o grau técnico. A disputa traz também uma oportunidade para as crianças participarem, já que na categoria Kids, com circuito reduzido, os pais e responsáveis poderão fazer as inscrições sem custos no dia da prova. Lembrando que somente crianças acompanhadas dos pais ou responsáveis poderão competir e, devidamente equipadas.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Processo de impeachment de Augusto Melo avança no Corinthians: entenda os próximos passos

Na próxima quinta-feira, 28, o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votará o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo. Este pode ser o passo decisivo para a destituição do mandatário alvinegro.

Durante a reunião, os conselheiros deliberarão sobre a existência de motivos que justifiquem o encaminhamento do pedido. Caso aprovado, a votação do impeachment será realizada de forma secreta, exigindo maioria simples dos votos dos conselheiros presentes. Embora o Conselho seja composto por 302 integrantes, nem todos costumam comparecer às sessões.

Se o afastamento for aprovado, Augusto Melo será afastado preventivamente até que uma assembleia geral de associados tome a decisão final. O Conselho terá até cinco dias para convocar essa votação, embora o prazo para a realização da assembleia não seja definido.

Na assembleia, os sócios decidirão de forma definitiva, também por maioria simples. Enquanto isso, o cargo de presidente será ocupado pelo 1º vice-presidente, Osmar Stábile, como previsto no Artigo 108 do estatuto do clube.

Caso o impeachment se confirme, o presidente do Conselho Deliberativo terá até 30 dias para convocar uma eleição indireta. Nesse pleito, apenas os conselheiros vitalícios ou aqueles com pelo menos dois mandatos terão direito a voto.

A votação do impeachment será um momento crucial na política interna do Corinthians, podendo trazer mudanças significativas para o comando do clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp