O Morro do Mendanha recebe, nos dias 9 e 10 de outubro, o Campeonato Goiano de Downhill, realizado pela Federação Goiana de Ciclismo com o apoio da Prefeitura de Goiânia. Serão dois dias de muita adrenalina e velocidade com a participação de pilotos goianos e também de outros Estados.
De acordo com o integrante da Federação Goiana de Ciclismo e organizador do campeonato Thiago Giani, esta é a primeira vez que o evento acontece de forma oficial.
” Já tiveram outras corridas sem ser com a federação, bem amadora, de organização dos próprios atletas. Nós que fizemos a pista à mão, nessa região do mendanha que tem as pistas, “, afirma Thiago.
A competição, que é uma das modalidades mais conhecidas do Mountain Bike, consiste numa descida individual de montanha, por trilha muito irregular e acidentada, com pedras, raízes, valas, rampas e demais obstáculos naturais. Vence aquele piloto que descer a montanha com o menor tempo, ou seja, o mais rápido, por uma pista demarcada.
Descida de montanha
Thiago afirma que uma das expectativas é a profissionalização dos atletas da modalidade. “Muitos deles não são filiados à Federação Goiana de Ciclismo e isso dificulta para gente ir atrás de verbas e patrocínio. Quanto mais atleta federado é melhor para a modalidade”, destaca o empresário.
Outro objetivo, segundo Thiago, é despertar no poder público um interesse em criar um bike parque na região do mendanha.
“A gente almeja de fomentar a modalidade com um todo, ter mais opções de lazer e esporte e chamar atenção do poder publico e da sociedade para a importância de preservar a região do mendanha que é uma área toda de preservação permanente”, explica Thiago.
Esta edição do campeonato é dividida por categorias e terá porte nacional, considerando as participações de pilotos de diversos estados, elevando assim a competitividade e o grau técnico. A disputa traz também uma oportunidade para as crianças participarem, já que na categoria Kids, com circuito reduzido, os pais e responsáveis poderão fazer as inscrições sem custos no dia da prova. Lembrando que somente crianças acompanhadas dos pais ou responsáveis poderão competir e, devidamente equipadas.