O Google vai proibir anúncios e deixar de financiar mídia que negue ou contradiga o consenso científico sobre as mudanças climáticas. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (7/10). A medida que começa a valer em novembro, se aplica a comerciais que o Google coloca online, bem como sites e vídeos do Youtube que exibem anúncios do Google.
A decisão ocorreu após uma pesquisa da Associação civil sem fins lucrativos (Avaaz), em 2020, apontar que vídeos imprecisos sobre o clima, publicados no Youtube, propriedade do Google, receberam mais de 21 milhões de visualizações e veicularam anúncios com frequência.
Para a nova regra sobre os anúncios, o Google disse ter consultado especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas. No início desta semana, o site de pesquisas mais famoso do mundo lançou vários recursos ecológicos para pesquisa, mapas e outros serviços.
Youtube
No mesmo sentido, o Youtube atualizou seus anúncios e políticas, para proibir a monetização de conteúdos com negações climáticas. Os criadores de conteúdos serão incapazes de monetizar vídeos que neguem que o clima global está esquentando, ou que os humanos contribuem para a mudança climática.