Xico Sá é atração de evento no Teatro Goiânia nesta terça (26)

O escritor e jornalista Xico Sá ministra palestra hoje (26), às 19 horas, no teatro Goiânia. Com o tema “Mundo Digital e Sociedade em Rede – As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação“, ele retoma a programação gratuita desta semana do projeto literário Diálogos Contemporâneos.

O debate pretende discutir o novo mundo criado pela internet, com o uso crescente de redes sociais e de plataformas de compartilhamento de dados, conteúdos audiovisuais e informações, controlados por grandes empresas e seus algoritmos.

Nessa nova realidade, as mídias tradicionais como jornal, cinema, rádio, TV e a publicidade vivem um momento de transição. O mundo criado, o da cibercultura, está em processo de compreensão a partir dos atuais modelos de negócios e de interação social. A mediação é de Nina Soldera.

Segundo Xico, a pauta será diversificada. “Falaremos de jornalismo, vida digital, sociedade em rede, tretas, polêmicas, as aventuras da reportagem e do jornalismo”, antecipa.

Diálogos contemporâneos

O projeto Diálogos Contemporâneos segue até 30 de novembro com conferências realizadas por autores literários brasileiros consagrados. Todos os encontros terão tradução para Libras e serão no Teatro Goiânia, às 19 horas.

Para quem vai assistir às conferências presencialmente, os ingressos serão distribuídos no teatro a partir das 18h do dia de cada evento, por ordem de fila e apenas um por pessoa. Às 18h30 a portaria será liberada para que os espectadores possam ocupar os lugares disponíveis. As conferências serão transmitidas ao vivo pelo canal no projeto no YouTube por meio do link: https://youtube.com/dialogoscontemporaneos

Serviço:

Convidada: Mary del Priore

Tema:  A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Mediador: Silvana Beline

Data: 15 de novembro (2ª feira)

Convidado: Fernando Morais

Tema:  Guerras Culturais – Corações e Mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade

Mediador: Rosy Cardoso

Data: 16 de novembro (3ª feira)

Convidado: Elisa Lucinda

Tema:  Empatia e Solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito

Mediador: Wellington Dias

Data: 22 de novembro (2ª feira)

Convidado: Renato Janine Ribeiro

Tema:  Espiritualidade, Metafísica e Religiosidade no Brasil contemporâneo

Mediador: Bruno Peixoto

Data: 23 de novembro (3ª feira)

Convidado: Mário Prata

Tema:  O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens

Mediador: Julio Vann

Data: 29 de novembro (2ª feira)

Convidado: Mário Prata

Tema:  Cenários para um mundo pós-pandemia – o fim do século XX e o futuro que nos espera

Mediador: Claudia Nunes

Data: 30 de novembro (3ª feira)

 

 

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vila Cora Coralina abre mostra africana no Dia da Consciência Negra

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai receber a exposição Arte Africana: Máscaras e Esculturas, uma das primeiras do gênero em Goiânia. A mostra será inaugurada no Dia Nacional da Consciência Negra, quarta-feira, 20, às 19 horas.

Evento é aberto ao público.

A exposição é composta de 416 peças da Coleção África, que reúne máscaras, estatuetas e outros objetos de uso cotidiano e ritualístico, com curadoria assinada por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo e Danilo Garcia. É uma exposição representativa da arte tradicional africana, incluindo esculturas e conjuntos especiais, como:

  • talheres,
  • pentes,
  • polias,
  • mama watas (figura lendária da mitologia africana ocidental),
  • bronzes,
  • adornos,
  • peças ritualísticas,
  • apoios de nuca
  • e tecidos.

As máscaras são portais de cultura ancestral, simbolizando segredos e espíritos do continente africano. As esculturas também são marcadas por significados de rituais. Além disso, utensílios domésticos, instrumentos musicais e bancos de sentar formam um grande mosaico da vida e crenças do continente africano.

Dia Nacional da Consciência Negra

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a exposição “Arte Africana: Máscaras e Esculturas” não poderia acontecer em um momento mais simbólico e significativo como a abertura no Dia da Consciência Negra.

“Este é um dia de reflexão, celebração e reconhecimento das contribuições inestimáveis dos povos africanos à nossa cultura e identidade. Abrir essa exposição neste dia nos conecta profundamente às nossas raízes e nos lembra da beleza, diversidade e riqueza da arte africana”, destaca.

Coordenador da Vila Cultural, o curador Gilmar Camilo explica que a montagem da mostra foi “desafiadora”, pela quantidade de peças, detalhes e cuidados envolvidos.

“E também profundamente instigante, pelo volume de obras e significativa contribuição cultural que essa exposição representa para o Estado de Goiás e o público visitante”, completa Gilmar.

Vila Cora Coralina abre mostra africana no Dia da Consciência Negra
Mostra seguirá aberta à visitação até 6 de abril de 2025 (Fotos: Secult-GO)

Arte Africana: Máscaras e Esculturas

Arte Africana: Máscaras e Esculturas começou a ser montada no dia 1º de novembro e envolve o trabalho de 10 pessoas entre servidores da Vila Cultural Cora Coralina e equipe do coletivo cultural Bëi, sob coordenação do curador Danilo Garcia e supervisão de Gilmar Camilo.

A visitação Arte Africana: Máscaras e Esculturas estará disponível até 6 de abril de 2025. A Vila Cultural Cora Coralina funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O espaço permite a entrada de animais de estimação, desde que com coleira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos