Orçada em quase R$ 5 milhões, obra de pavimentação está há mais de um ano atrasada, em Goiânia

O Residencial Sítio Recreio do Ipê, em Goiânia, é um dos 18 bairros que não possuem pavimentação asfáltica na capital. O setor criado há mais de 30 anos chegou a receber alguns serviços da prefeitura em 2019, fazendo com que os moradores sonhassem com o asfalto. Porém, o sonho não se concretizou e a obra orçada em quase R$ 5 milhões se tornou um pesadelo para os moradores, que cobram da prefeitura a retomada dos serviços.

Em entrevista ao Diário do Estado, o líder comunitário, David Moreira de 50 anos, explicou que a prefeitura estipulou um prazo de 5 meses para asfaltar todo o setor. Entretanto, ele diz que nunca cumpriram com o prometido, e agora, com a chegada do período chuvoso, algumas partes do setor se tornaram “atoleiros” devido ao barro.

“Será que a prefeitura vai deixar a população no barro? Em junho fez um ano que era para ter sido entregue a obra. O asfalto ficou só na placa. Gastaram um dinheirão com terraplanagem, mas não deram seguimento. A população vive um sofrimento danado. Era poeira agora é lama. Esses dias mesmo teve um casamento em uma paroquia do setor que foi prejudicado porque os carros atolaram tudo. Um verdadeiro lamaçal”, disse.

Lamaçal em frente a placa da prefeitura / Foto: Arquivo pessoal

Promessa

O líder comunitário cobra uma resposta definitiva da Prefeitura de Goiânia. Segundo ele, a gestão já prometeu retomar a obra três vezes somente este ano, antes mesmo da chegada das chuvas no estado.

“Secretaria de obras precisa tomar uma atitude para com a população. São mais de 30 anos de espera e sofrimento, quando não é a poeira é a lama. Deus me livre desse prefeito. Cadê a pavimentação asfáltica do Sítio Recreio do Ipê? Isso é um direito da população que paga impostos. O básico”, concluiu.

Placa indicando a obra no setor / Foto: Arquivo pessoal

Setores sem asfaltar

Mesmo sendo a maior cidade de Goiás, Goiânia ainda possui cerca de 18 setores sem pavimentação asfáltica, listados ainda em 2011 na gestão do ex-prefeito Iris Rezende. Na época, foram contabilizados 36 bairros como os únicos sem asfalto, porém, apenas 8 receberam o benefício entre 2018 e 2021.

Por outro lado, 14 bairros estão com o serviço de pavimentação em andamento. Assim, dez anos depois da listagem, a capital conta hoje com pelo menos 18 bairros regulares e sem a pavimentação asfáltica, um dos requisitos básicos para a vida nas cidades.

Os bairros sem asfalto são todos nas periferias da cidade, especialmente nas regiões Norte e Noroeste. Apenas um se encontra na Região Sudoeste, o Residencial Privê das Oliveiras, localizado na saída para Abadia de Goiás. Na mesmas regiões estão localizados os bairros asfaltados nos últimos três anos e aqueles que estão com obras em andamento.

Nota Prefeitura de Goiânia

“A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informa que está reprogramando o contrato com a empresa responsável pela obra no Residencial Sítio Recreio do Ipê para que o trabalho retorne o mais breve possível.

Lembramos que a população pode sempre encaminhar suas reclamações e solicitações pelo aplicativo Prefeitura 24hrs.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos