130 mil pessoas devem fazer provas do segundo dia do Enem, em Goias.

Estudantes que forem fazer o Enem 2023 podem pedir a isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda feira, dia 17

Hoje (28) em Goiás 130 mil pessoas devem fazer as provas da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste dia os participantes farão as provas de matemática, física, química e biologia.

Como no primeiro dia de prova, os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. Os participantes terão 5 horas para responder às 90 questões do segundo dia.

O Ministério da Educação (MEC) vem recomendando aos participantes do exame, a chegarem com antecedência, para evitar imprecisos e não esquecerem os itens básicos para a realização da prova.

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
  • Documento de identificação original e com foto (RG, CNH ou passaporte, por exemplo);
  • Máscaras de proteção contra a covid-19.

Além dos itens obrigatórios, é recomendado que o candidato leve algum lanche, água em garrafa transparente, álcool em gel e o cartão de confirmação de inscrição.

Além da versão presencial, hoje também acontece o Enem digital, feito no computador. Cerca de 3,1 milhão de pessoas se inscreveram para os dois formatos do exame.

Para aqueles que ainda tem dúvida, o local de prova pode ser consultado na Página do Participante, no site do Enem.

Covid no Enem

Os estudantes que tenham sintomas ou diagnóstico de covid-19 e outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer à prova. Entretanto, esses participantes devem solicitar a reaplicação pela Página do Participante, entre 29 de novembro a 3 de dezembro. É preciso anexar documentação que comprove a condição de saúde.

Segundo o órgão, a os documentos devem ter o nome completo do participante, o diagnóstico e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). Deve, também, estar legível e com a assinatura e a identificação do profissional que atesta a situação, incluindo o registro do CRM (Conselho Regional de Medicina), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Cronograma para o segundo dia de prova

  • Prova de 28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 2º dia: 18h30
  • Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp