Governo Federal deve realizar reajustes no salario de servidores apenas em 2023

Governo Federal deve realizar reajustes no salario de servidores apenas em 2023

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (31), que o governo federal deverá realizar um reajuste no salário de todos os servidores com percentual  “bastante razoável” no orçamento para 2023.

A declaração do presidente da república foi feita após a polêmica levantada pela intenção do governo federal de conceder aumento salarial apenas a servidores da área da segurança em 2022. Após a declaração, funcionários de outros setores se mobilizaram e ameaçam entrar em greve.

“Tendo em vista que devemos ter uma excelente arrecadação este ano, por ocasião da feitura do Orçamento de 2023 nós vamos atender com percentual bastante razoável todos os servidores do Brasil”, afirmou Bolsonaro, em entrevista à TV Record, em Campos de Goytacazes, no Norte Fluminense.

Como mostrado pelo jornal Estadão, o presidente Jair Bolsonaro é impedido de conceder o reajuste em 2023. Isso porque uma alteração na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) feita durante o seu próprio governo. A lei proíbe qualquer ato que resulte em aumento da despesa de pessoal após o fim de um mandato, mesmo que o titular possa se reeleger.

Nesta terça-feira (01), o ministro da economia, Paulo Guedes, criticou o governo Michel Temer, pela concessão de reajustes ao funcionalismo que tiveram de ser pagos pelo governo seguinte (o atual) e classificou esse tipo de medida como “muito irresponsável”.

“Um governo não pode condenar o governo seguinte a dar um aumento de salários. Isso é absurdo”, disse o titular da pasta durante uma conferência organizada pelo Credit Suisse.

Evento solene

Jair Bolsonaro visitou a região de Goytacazes, onde participou de solenidade no Porto do Açu, em São João da Barra. Marcado com um tom político, o evento contou com a presença dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho.  Eles se aproximam do mandato visando as eleições deste ano.

Na ocasião Bolsonaro, fez duros ataques ao ex-presidente Lula (PT), que tem liderado as pesquisas de intenção de voto. O tom eleitoral também esteve presente nas entrevistas cedidas pelo presidente.

A promessa veio após Bolsonaro defender o seu governo, citando a pandemia. ”Deixei bem claro em 2020, quando o mundo teve conhecimento da covid-19. O ex-presidente da Câmara (Rodrigo Maia) queria um corte de 25% no salário de todos os servidores federais. De nossa parte, nós achamos que congelando por dois anos seria suficiente”, afirmou o presidente.

“Os informais foram pra lona, mais de 38 milhões de pessoas. Os com CLT, muitos tiveram que negociar com o patrão, com a ajuda do governo, para que não perdessem seus empregos. Reconhecemos o valor de todos os servidores públicos, mas eu peço a eles que, por favor, entendam a situação que o Brasil ainda atravessa. Muitos perderam o emprego e muitos tiveram seus salários reduzidos; os servidores não tiveram.”, concluiu o presidente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos