Em Goiás, combate à insegurança alimentar ganha reforço com projeto especial

A melhor ilustração dos reflexos socioeconômicos da pandemia é a mesa das famílias mais pobres. Um levantamento da Unicef, o órgão das Nações Unidas para os direitos das crianças, apontou que a alimentação de mais da metade dos entrevistados piorou nesse período, especialmente a das crianças. Apesar da transferência de renda de programas sociais já consolidados em nível nacional, as goianas receberam uma ajuda extra com um projeto especial.

O “Mães de Goiás” assiste cerca de cem mil famílias com um cartão de R$ 250 por mês para mães com filhos de até seis anos de idade e em situação de vulnerabilidade a serem utilizados na compra de mantimentos e remédios em estabelecimentos cadastrados nas cidades do estado.

O benefício se baseia dos dados o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e dura um ano, prorrogável por mais três. O dinheiro é um reforço ao orçamento familiar, considerando que a inflação achatou o poder de compra de itens básicos da alimentação da população.

Na pesquisa da Unicef, os dados constataram que 72% das crianças com menos de 6 anos de idade beneficiárias do Bolsa Família (agora ampliado e com o nome Auxílio Brasil) receberam alimentação insuficiente ou deixaram de fazer refeições em função da diminuição na renda de suas famílias. O número é ainda mais assustador se for levado em conta o impacto da insegurança alimentar para as futuras gerações.

A desnutrição infantil compromete a saúde física e cognitiva dos pequenos e o progresso do País. Nessa fase da vida ocorrem 90% das conexões cerebrais e o desenvolvimento psicomotor que, se afetados, podem comprometer a capacidade produtiva na vida adulta.

No entanto, o problema não se restringe à falta de nutrientes na primeira infância porque engloba a qualidade da comida das crianças. A prevalência de consumo de ultraprocessados tende a desenvolver adultos com doenças cardíacas e metabólicas, como a obesidade.

Sabor, custo e praticidade levaram 80% dos entrevistados no estudo do Unicef a alimentarem as crianças com pelo menos um tipo de item desse grupo de alimentos no dia anterior à pesquisa, com destaque para biscoitos e bolachas recheadas, bebidas açucaradas e doces e guloseimas.

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Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

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