Saiba onde se vacinar contra covid nesta sexta (18) e sábado (19) em Goiânia

Goiânia tem 54 pontos fixos de vacinação contra covid nesta sexta (18) e uma van itinerante para pessoas acima de 12 anos, além de 13 salas de vacinação para crianças. A proposta da prefeitura é acelerar o ritmo para aumentar os índices de imunização na capital, que ainda está baixo entre o público de 5 a 11 anos de idade.  Atualmente, a cidade tem 82% da população a partir de 5 anos vacinada com a primeira dose, porém somente 74% com esquema vacinal primário completo.

A van móvel da Prefeitura aplicará doses nos adolescentes e adultos interessados que comparecerem na Associação dos Moradores do Jardim Mariliza (Rua Jacarandá, Qd. 48, sem número, Setor Jardim Mariliza), das 8 horas às 17 horas. Em relação aos postos fixos, não é necessário agendamento, mas o período de funcionamento varia, somente alguns funcionam aos sábados e apenas oito aplicam a Janssen. Confira aqui a lista com nomes, endereços e horário.

Paras as crianças, os locais de vacinação são exclusivos. O atendimento é por ordem de chegada nas salas preparadas pela equipe de saúde da Prefeitura. Clique aqui para saber onde vacinar os pequenos. A expectativa da Prefeitura é aumentar a proteção das crianças com a decisão tomada nesta semana de começar a imunizar os alunos nas escolas.

As unidades de ensino começaram a enviar os pedidos de autorização das famílias para aplicar as doses de Pfizer nos alunos. No entanto, os responsáveis, profissionais das instituições e moradores da região também poderão atualizar o esquema vacinal. Os dados mais recentes apontam que 30% das 120 mil crianças goianienses entre 5 e 11 anos receberam o imunizante contra covid.

DIA D

Neste sábado (19), excepcionalmente, está sendo organizado um dia D de vacinação em toda a cidade. Serão 14 postos para crianças de 5 a 11 anos, 26 para pessoas a partir de 12 anos e dois itinerantes com capacidade para imunizarem 30 mil pessoas. A aplicação das doses começa a partir das 8 horas e segue até às 17 horas nos postos fixos e das 8 horas às 16 horas nas vans móveis.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos