Brasileira presa por tráfico de drogas na Tailândia pede advogado para irmã

Brasileira presa por tráfico de drogas na Tailândia pede advogado para irmã

Mariana Coelho, 27 anos, irmã da jovem brasileira Mary Hellen, 22 anos, presa na Tailândia sob a acusação de tráfico de drogas, disse à imprensa que na madrugada deste domingo (20), segunda-feira na Tailândia, recebeu áudios e fotos da moça já detida e que ainda tenta entender o caso. Nas mensagens, o principal pedido era por um advogado, para que o caso viesse a ser julgado no Brasil.

O principal receio da acusada e da família se refere às leis tailandesas, que contemplam a pena de morte para casos de tráfico de drogas, dependendo da quantidade e circunstâncias em que o crime é cometido. Mariana já busca um profissional para a defesa da irmã e também entrou em contato com o Itamaraty, que respondeu o email afirmando acompanhar o caso e não poder fazer muito, além de garantir que a brasileira tenha seus direitos respeitados.

Mariana afirmou à imprensa não saber se a irmã havia participado de alguma ação envolvendo o tráfico de drogas antes e que Mary Hellen nunca tinha sido presa no Brasil. Ela acredita que a jovem possa ter sido enganada, viajando sem saber o que havia nas malas.

Entenda a prisão da brasileira

Na última segunda-feira (14) a jovem de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, foi presa na Tailândia, suspeita de tráfico internacional de drogas, assim que desembarcou no aeroporto de Bangkok. Ela tinha saído do Brasil por Curitiba (PR).

Em comunicado à imprensa, as autoridades tailandesas informaram que foram apreendidos com Mary Hellen cerca de 15 quilos de cocaína, com valor estimado de R$ 7,5 milhões. Funcionários do aeroporto de Bangkok desconfiaram de itens mostrados no raio-X e as três malas levadas pela jovem, e por um amigo, foram revistadas. Durante a revista, foram encontrados 9 quilos de cocaína em um compartimento oculto.

Um terceiro preso, estava com 6,5 quilos de cocaína em duas malas, o rapaz chegou a Bangkok em outro voo, horas depois. Ainda não há confirmação se esse rapaz conhecia os outros dois brasileiros presos no mesmo dia.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp