Moradores da Rua São Clemente, no Jardim Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, denunciaram ao Diário do Estado que há pelo menos 40 anos a via está tomada por buracos. A falta de de pavimentação também tem afetando o abastecimento de água da região, já que as enxurradas ‘lavam’ a terra da rua deixando a tubulação exposta, o que acabada sendo danificada por pedras e terra.
Segundo o entregador, Marcondes Pereira de Moura, de 36 anos, a enxurrada, inclusive, começou a invadir as casas levando lixo e terra. Ele comenta que a situação tem trazido prejuízos a população, já que móveis e eletrodomésticos acabam molhando, além do sofrimento de ter que lidar com o barro.
“Toda vez que chove é assim, os canos ficam de foram e são quebrados pelas enxurrada. A vantagem é que a Saneago sempre arruma, o problema é a prefeitura que não faz nada. Não pode chover que a rua fica parecendo um rio de lama. Ela poderia pelo menos manusear a água para cair em algum lugar, já que não vão asfaltar a rua mesmo. O prefeito tinha que vir aqui ver a situação. Como que a população pode viver assim?”.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
Asfalto
Marcondes diz que a prefeitura prometeu asfaltar a região em 2022, mas que não está confiante de que a promessa vá se concluir. O entregador explica que a problema é antigo e que há 30 anos houve que o bairro será asfalto.
“Cheguei aqui com 6 anos de idade e todo ano a situação piora, nunca foi feito nada para melhorar a qualidade de vida da população do Buriti Sereno. É preciso trazer o asfalto e bocas de lobo para a região. No entanto, o prefeito não faz nada. Os carros atolam toda vez que chove, nem Uber quer vir na casa da gente porque não quer entrar em buraco e barro. A Rua São Clemente é a mais prejudicada do setor, já que a terra da parte de cima vem tudo pra cá”.
Em nota, a prefeitura do município disse irá asfaltar todo o setor. Porém, não estipulou data para concluir a pavimentação do bairro.
Nota da prefeitura
“Em nota, a Secretaria de Infraestrutura de Aparecida informa que parte do Jardim Buriti Sereno é contemplado com galeria pluvial e asfalto. A Avenida Graça Aranha e Rua Nilo Peçanha, por exemplo, foram pavimentadas para a contemplação do Eixo Leste-Oste 01, que ligará as regiões do Jardim Maranata até o Jardim Helvécia. As avenidas Prado Júnior e Portugal também serão pavimentas como parte do Eixo Leste Oeste 05, que ligará as regiões do Parque das Nações até o Anel Viário.
A Secretaria informa ainda que a última etapa do Jardim Buriti Sereno – o maior bairro da cidade – será pavimentada com recurso do novo financiamento, que será firmado entre a prefeitura de Aparecida e instituição financeira”.