Operação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental destruiu quatro balsas e apreendeu 15 garimpeiros, no Rio Corumbá, em Orizona, região Sudoeste de Goiás. A ação que visa combater garimpo ilegal, ocorreu nesta quinta-feira (17).
De acordo com o Tenente Coronel Pascoal, ao todo, 28 militares participaram da operação, dentre eles, equipes náuticas e terrestres.
Ainda segundo o Coronel, o garimpo ilegal, além de agredir o meio ambiente, também causa transtornos para os ribeirinhos e moradores do município.
“Para extrair o ouro, eles usam mercúrio, que é um metal pesado, e ele contamina o rio, consequentemente os peixes. Além de que alguns, para chegar até o rio, vão abrindo caminho na mata, ou seja desmatando. Outros passam por terras de ribeirinhos, deixando a população coagida”, explicou o Coronel.
O militar também explica que a presença dos garimpeiros tira a paz da população, uma vez que, muitos são foragidos da justiça.
Ao todo, 15 criminosos foram conduzidos a delegacia do município. Todos eles assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A audiência no Judiciário está marcada para o dia 19 de abril deste ano.
Vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Jornal Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)