No Accioly, Atlético recebe o Goiás pela ida da final do Campeonato Goiano

Atlético-GO x Goiás Goianão 2019

Pode se preparar, torcedor, porque o fim de semana reserva bastante emoção no Campeonato Goiano. Neste sábado (26), a partir das 16h30, Atlético e Goiás medem forças pelo jogo de ida da final do Goianão, no Estádio Antônio Accioly. Os rivais voltam a protagonizar uma decisão estadual três anos depois da edição de 2019, quando o Dragão saiu campeão após firmar agregado de 4×0.

Raio-x do Campeonato Goiano

Somando todas as fases do Campeonato Goiano de 2022, o Goiás chegou à decisão com 32 pontos somados, enquanto o Atlético conquistou 27 unidades. Por esse motivo, o Verdão poderá decidir o título em sua casa, com a ida tendo mando de campo rubro-negro.

No histórico do confronto, o alviverde possui vantagem. De acordo com levantamento do portal Futebol de Goyaz, Goiás e Atlético já se enfrentaram 304 vezes na história. O Verdão soma 119 vitórias contra 103 triunfos do Dragão, além de 82 empates.

No retrospecto recente, os atleticanos vêm sorrindo mais. Nas últimas três temporadas, o rubro-negro conquistou seis resultados positivos contra apenas dois do esmeraldino, além de um empate. Nesse espaço de tempo, os rivais se encontraram pela final do Goianão de 2019, quando o Atlético ganhou por placares de 3×0 e 1×0.

Dentro do estadual, o Goiás soma mais conquistas no total. São 28 taças do Campeonato Goiano, enquanto o Atlético detém 15 títulos, o mesmo número do Vila Nova.

Tanto o Verdão quanto o Dragão dominaram a última década do Goianão. O alviverde venceu em 2012, 2013, 2015, 2016, 2017 e 2018. Já o rubro-negro ganhou em 2010, 2011, 2014, 2019 e 2020. Nessa época, nenhum outro time conseguiu triunfar. A sequência foi quebrada apenas no ano passado, quando o Grêmio Anápolis se sagrou campeão.

O clássico entre Atlético e Goiás, pelas finais do Campeonato Goiano de 2022, deve ter bastante equilíbrio. O Dragão vive um momento um pouco melhor, após despachar nas semis um dos maiores rivais, o Tigre. Já o Verdão chegou a perder para o Iporá na volta, mas avançou mesmo assim. De qualquer forma, deve ser um confronto acirrado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Processo de impeachment de Augusto Melo avança no Corinthians: entenda os próximos passos

Na próxima quinta-feira, 28, o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votará o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo. Este pode ser o passo decisivo para a destituição do mandatário alvinegro.

Durante a reunião, os conselheiros deliberarão sobre a existência de motivos que justifiquem o encaminhamento do pedido. Caso aprovado, a votação do impeachment será realizada de forma secreta, exigindo maioria simples dos votos dos conselheiros presentes. Embora o Conselho seja composto por 302 integrantes, nem todos costumam comparecer às sessões.

Se o afastamento for aprovado, Augusto Melo será afastado preventivamente até que uma assembleia geral de associados tome a decisão final. O Conselho terá até cinco dias para convocar essa votação, embora o prazo para a realização da assembleia não seja definido.

Na assembleia, os sócios decidirão de forma definitiva, também por maioria simples. Enquanto isso, o cargo de presidente será ocupado pelo 1º vice-presidente, Osmar Stábile, como previsto no Artigo 108 do estatuto do clube.

Caso o impeachment se confirme, o presidente do Conselho Deliberativo terá até 30 dias para convocar uma eleição indireta. Nesse pleito, apenas os conselheiros vitalícios ou aqueles com pelo menos dois mandatos terão direito a voto.

A votação do impeachment será um momento crucial na política interna do Corinthians, podendo trazer mudanças significativas para o comando do clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp