“Lua de sangue” encanta moradores do interior de Goiás

O eclipse lunar, fenômeno conhecido popularmente como “Lua de Sangue”, não pôde ser contemplado em Goiânia, mas encantou os moradores do interior do estado. O fenômeno ocorreu na madrugada desta segunda-feira (16). Na capital, o tempo nublado com chuvas fracas em áreas isoladas, impossibilitou a visualização. 

A última vez que foi possível ver um eclipse como esse foi no dia 21 de Janeiro de 2019. Após o evento desta madrugada, o próximo será em 1º de março de 2025.

O fenômeno ocorre quando a lua fica completamente na sombra da Terra e apresenta cor avermelhada porque a atmosfera de nosso planeta e age com um filtro para a luz do Sol. Segundo especialistas, não há risco para a saúde ocular nem necessidade de aparatos como óculos ou telescópios porque o evento poderá ser observado a olho nu.

Além do Brasil, o eclipse lunar foi visto em toda a América do Sul e Central e parte da América do Norte, da Europa e parte da África.

Veja imagens registradas em algumas cidades goianas.

Eclipse total com ‘Lua de Sangue’ visto por volta de 1h, em Quirinopolis (Foto: Arquivo Pessoal/Elieston Júnior)
Eclipse total com ‘Lua de Sangue’ visto na Chapada dos Veadeiros, por volta de 1h (Foto: Arquivo Pessoal/Pedro Cunha)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aumento da taxa de cidadania italiana é aprovado: Impacto para candidatos

Aumento da Taxa de Cidadania Italiana Aprovado: Impacto para Candidatos

A Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália aprovou recentemente uma emenda que aumenta substancialmente a taxa para a obtenção da cidadania italiana. Até agora, o valor era de 545 euros por processo, um montante que podia ser dividido entre os membros de uma família.

No entanto, com a nova medida, a taxa passará a ser de 3.800 euros por pessoa. Essa mudança significativa foi aprovada pela comissão e reflete uma revisão nas políticas de naturalização do país. A taxa anterior, embora pudesse ser compartilhada por uma família, será substituída por um valor individual mais alto, o que pode impactar significativamente os candidatos à cidadania italiana.

A decisão da Comissão Orçamentária é parte de um processo mais amplo de revisão orçamentária e pode ter implicações para aqueles que buscam obter a cidadania italiana. O novo valor de 3.800 euros por pessoa representa um aumento expressivo em comparação com o valor atual e pode afetar a decisão de muitos candidatos.

É essencial que os potenciais candidatos estejam cientes dessas mudanças e considerem como o aumento da taxa de cidadania pode impactar sua jornada de naturalização. Para mais informações sobre como se inscrever ou quais são os próximos passos, fique atento às atualizações e orientações das autoridades competentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp