Céu nublado pode dificultar visualização de eclipse lunar em Goiânia

Observação do fenômeno previsto para a noite deste domingo não depende de recursos especiais e se repetirá somente em maio de 2025

Se o tempo ajudar, os goianienses poderão observar um eclipse lunar na noite deste domingo (15). A previsão do tempo é de nebulosidade com chuvas fracas em áreas isoladas. A chamada Lua de Sangue ocorreu em maio do ano passado e deverá se repetir somente nesse mesmo mês em 2025.

O fenômeno ocorre quando a lua fica completamente na sombra da Terra e apresenta cor avermelhada porque a atmosfera de nosso planeta e age com um filtro para a luz do Sol. Segundo especialistas, não há risco para a saúde ocular nem necessidade de aparatos como óculos ou telescópios porque o evento poderá ser observado a olho nu.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

O eclipse deve começar no domingo às 22h32, chegar ao ápice às 01h11 e terminar às 03h51 do dia seguinte. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, “a meteorologia aponta a possibilidade de chuva e nebulosidade para o  que pode atrapalhar a percepção em alguns pontos da cidade, mas há sim chance de ver fenômeno”, diz. 

LEIA TAMBÉM

• Frio esquenta 44 antes mesmo de queda brusca nos termômetros• Semana Nacional de Museus tem programação gratuita até sábado, 21, em Goiás• Pedreiros são presos suspeitos de espancar até a morte ex-cliente idosa, em Goiânia

Além do Brasil, o eclipse lunar será visto em toda a América do Sul e Central e parte da América do Norte, da Europa e parte da África.

Tags: