Mulheres entram de cabeça e superam homens nos jogos eletrônicos

Julia_dos_Santos esportes eletrônicos eSports

O mercado de jogos eletrônicos está em alta no Brasil. Recentemente, por exemplo, os times nacionais Imperial e FURIA estiveram presentes no PGL Major Antwerp, um campeonato mundial de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). No entanto, uma tendência diferente está tomando forma. Atualmente, o público feminino que consome os eSports é superior ao masculino no País.

Brasil e os jogos eletrônicos

De acordo com a 9ª edição da Pesquisa Brasil Games, cujos dados são relativos a 2021 e tiveram sua publicação em abril deste ano, o Brasil possui 51% de jogadoras e 49% de jogadores de jogos eletrônicos. Uma dessas mulheres é Júlia dos Santos Indalencio, que detém 43 títulos em campeonatos de Free Fire.

Apesar do destaque, a jogadora de 21 anos afirma que o cenário ainda é muito escasso. “O cenário feminino em si é muito apagado, porque são poucas organizações que realmente investem e dão prioridades nas equipes femininas. O foco principal das organizações é sempre os times masculinos, infelizmente”, declara. No seu caso, Júlia faz parte da categoria feminina da equipe goiana Nitroxx desde janeiro.

A Pesquisa Brasil Games entrevistou 13.051 pessoas de todos os estados, e 74,5% dessas fontes têm o hábito de jogar videogame. Esse número total é uma evolução em comparação com o ano passado, em que 72% alegaram consumir eSports.

Para Danilo Bittencourt, CEO da Nitroxx, essas porcentagens só tendem a aumentar. “As pessoas passaram a buscar diversão dentro de casa e uma opção foi o jogo eletrônico, que pode ser por console, smartphone ou computadores. A variedade de opções aliada aos diversos tipos de jogos acaba incentivando a prática”, afirma.

De acordo com Danilo, os jogos eletrônicos deixaram há muito tempo de ser apenas diversão, apesar de 76,5% das pessoas na Pesquisa Brasil Games afirmarem que esse é o principal objetivo. “É uma indústria que tem alto poder de consumo, não é só mais um joguinho”, disse ele ao DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sorteio Pré-Libertadores 2025: Onde assistir ao vivo e horário dos confrontos

Sorteio da Pré-Libertadores: veja onde assistir ao vivo e horário

Bahia e Corinthians terão a oportunidade de conhecer seus possíveis adversários nesta quinta-feira, às 12h (de Brasília). O Boca Juniors, vice-campeão do torneio em 2023, também estará na disputa ao lado dos representantes brasileiros no sorteio. A Conmebol realizará o sorteio dos duelos das primeiras fases da Libertadores 2025, e o ge estará acompanhando em tempo real a partir das 12h.

Os potes para o sorteio são definidos com base na posição das equipes no ranking da Conmebol, revelado nesta semana. A pré-Libertadores compreende três fases, sendo que os times brasileiros entram apenas na segunda fase. Nesta etapa, eles enfrentarão dois confrontos de mata-mata na busca por um lugar nos grupos.

A fase inicial não conta com equipes do Brasil e da Argentina, enquanto o sorteio da fase preliminar da Copa Sul-Americana também acontecerá nesta quinta-feira, sem a presença de times brasileiros. O ge transmitirá o sorteio da Pré-Libertadores em tempo real às 14h desta quinta-feira.

Das 47 equipes classificadas para a Pré-Libertadores, seis participarão da primeira fase em três confrontos. Os vencedores desses confrontos avançarão para a segunda fase e serão inseridos no Pote 2. Bahia e Corinthians, presentes no Pote 1, podem enfrentar essas equipes. Apesar de não se enfrentarem na Fase 2, o sorteio pode determinar um possível confronto na Fase 3.

Na Fase 1, os potes são distribuídos da seguinte forma: no Pote 1, estão Alianza Lima (Peru), El Nacional (Equador) e Defensor (Uruguai); no Pote 2, estão Nacional (Paraguai), Monagas (Venezuela) e um representante da Bolívia. Já na Fase 2, os potes contam com equipes como Boca Juniors (Argentina), Corinthians (Brasil), Cerro Porteño (Paraguai), entre outros.

Os jogos da segunda fase serão disputados em formato de ida e volta, com as equipes melhores posicionadas no ranking da Conmebol (Pote 1) decidindo os confrontos em casa. O Corinthians ocupa a 18ª posição, enquanto o Bahia está em 77º lugar. As oito melhores equipes avançarão para a terceira e última fase, onde um novo sorteio será realizado, determinando os finalistas que entrarão na fase de grupos da Libertadores.

O sorteio da Pré-Libertadores acontecerá na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, no dia 18/12/2024, às 12h (de Brasília). A transmissão estará disponível no Disney+ (streaming) e no tempo real do ge. A expectativa é grande para descobrir quais serão os confrontos emocionantes que aguardam os times na jornada rumo à tão cobiçada Taça da Libertadores da América.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp