No México, multidão lincha homem por boatos de sequestros de menores

Pessoas queimam homem México

Na comunidade de Papatlazolco, no México, moradores decidiram fazer justiça com as próprias mãos. Cerca de 30 pessoas queimaram um homem vivo, após rumores de que ele seria sequestrador de crianças. Além disso, outras 200 pessoas estiveram presentes assistindo, e os policiais não conseguiram salvar a vítima a tempo.

Uma barbárie no México

De acordo com as autoridades locais do México, boatos começaram a circular no WhatsApp de que alguém estaria sequestrando crianças nas redondezas. Por mensagens, os residentes conversaram entre si para que tomassem precauções contra o suposto criminoso.

Daniel Picazo, de 31 anos, ex-assessor da Câmara dos Deputados, era natural de Papatlazolco e retornou à comunidade para uma visita. Segundo a família da vítima, Picazo teria se perdido no caminho para a vila, no momento em que caiu em uma emboscada.

Os habitantes afirmaram às mídias locais que Picazo estaria dirigindo pelas ruas com uma van e a companhia de um menor de idade. As autoridades do México, no entanto, rechaçaram essa possibilidade.

De qualquer forma, os residentes chegaram à conclusão de que Picazo seria um sequestrador de crianças e o retiraram de seu veículo. Em seguida, o agrediram, levando-o até uma quadra de esportes. Por fim, amarraram-no e jogaram gasolina em seu corpo, ateando fogo na sequência.

Policiais e profissionais da saúde tentaram impedir o assassinato, mas a multidão não deixou que eles chegassem ao ponto em que estava Daniel Picazo. Quando alcançaram o homem, já era tarde demais.

“A justiça com as próprias mãos não é justiça, e sim barbárie”, disse um comunicado das autoridades locais. A irmã de Picazo se mostrou enojada nas redes sociais, dizendo que o irmão estava “no lugar errado, na hora errada”.

Até o momento, ninguém foi preso pelo linchamento em Papatlazolco. Policiais seguem investigando o caso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos