A brasileira Beatriz Haddad Maia, ou simplesmente Bia Haddad, está fazendo história no tênis feminino. Neste domingo, 19, a atleta conquistou o título do Aberto de Birmingham, na Inglaterra. Com isso, faturou mais um troféu em um curto espaço de tempo, após conseguir uma dobradinha no Aberto de Nottingham, também na Inglaterra. Agora, Bia entrou no Top 30 mundial, igualando o feito de Maria Esther Bueno.
Mais um caneco para Bia Haddad
A trajetória de Bia Haddad no Aberto de Birmingham começou diante de Petra Kvitová, da República Tcheca. Em seguida, a brasileira precisou derrotar a polonesa Magdalena Fręch, a italiana Camila Giorgi e a romena Simona Halep antes de chegar até a final.
A adversária derradeira foi a chinesa Zhang Shuai. Bia Haddad estava liderando o primeiro set por 5-4 quando a outra tenista sofreu uma lesão, precisando abandonar a partida. Desta forma, a brasileira se sagrou campeã da categoria simples feminina em Birmingham.
O Aberto de Nottingham também aconteceu recentemente, há pouco mais de uma semana. Naquela ocasião, Bia Haddad venceu de forma inédita a categoria simples feminina, ganhando também nas duplas femininas pela quarta vez na carreira. Curiosamente, essa vitória ocorreu em conjunto com Zhang Shuai, sua adversária em Birmingham.
Os resultados recentes da atleta colocaram-na em 29º lugar no ranking internacional da modalidade. Para se ter uma ideia da evolução da brasileira, ela começou o ano na 83ª colocação. Antes dos troféus em Nottingham, Bia figurava na 48ª posição.
Além disso, Bia Haddad deve ser cabeça de chave em Wimbledon, entre o fim de junho e o começo de julho. Portanto, ela evitará algumas das favoritas nas primeiras rodadas do torneio.