Um tatu foi visto fugindo de uma área de queimada em Acreúna, no Sudoeste de Goiás. Um morador da região, Aluízio Azevedo, explicou que o animal estava tentando buscar socorro, fugindo das chamas.
“Foi sobrevivente de um incêndio de proporção muito grande. Foi gigantesco e ele sobreviveu”, contou Aluízio ao portal G1.
O vídeo ganhou as redes sociais no último sábado, 27. Nas imagens compartilhadas é possível ver o tatu sendo solto pelo morador em uma área segura, longe do incêndio. Aparentemente, apesar do susto, o animal saiu ileso, segundo informações de Aluízio Azeveo.
Perigo de extinção
De acordo com o biólogo Edson Abrão, há 20 espécies diferentes de tatus na região Centro-Oeste. Aoanalisar o vídeo que circula nas redes, o especialista disse se tratar de um tatu peba, o mais recorrente na região.
Ainda segundo Edson, em conversa com o G1, essa espécie de tatu está entrando para a lista de animais com risco de extinção em função da caça e da destruição do habitat natural dele.
Ele também afirma que o animal ajuda no equilíbrio ecológico de uma forma eficaz, pois se alimenta de insetos como cupins e formigas.
Vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)