Durante jogos do Brasil na Copa, Judiciário goiano altera horário de funcionamento

A partir do fim de novembro, os servidores do Judiciário goiano terão o horário de trabalho reduzido e alterado para acompanharem os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Um decreto publicado nesta quinta-feira, 20, definiu o funcionamento das unidades judiciárias e administrativas e o atendimento ao público externo. O evento começa em 20 de novembro e termina em 18 de dezembro no Catar.

O documento estabelece que quando as partidas começam às 16 horas, as atividades serão das 8h às 13h. Quando os jogos estiverem marcados para às 13h, o trabalho ocorrerá entre 8h e 12 horas . Não haverá expediente nos dias em que as partidas tiverem início ao meio-dia. O serviço continuará sendo prestado apenas nos plantões para atendimento de questões judiciais e administrativas urgentes. 

As partidas do Brasil estão agendadas para 24 de novembro (quinta-feira), às 16h, contra a Sérvia, para 28 de novembro (segunda-feira), às 13h, contra a Suíça, e em 02 de dezembro (sexta-feira), às 16h, contra Camarões. Conforme os jogos forem sendo realizados, a seleção brasileira pode concorrer ao título de hexacampeão nas oitavas de final, quartas de final, semifinal e final, quando serão necessárias mais alterações na rotina do Judiciário, dependendo do horário do jogo. 

Devido à suspensão parcial das atividades, a contagem dos prazos processuais sofrerá mudanças. O Código de Processo Civil estabelece que os dias do começo e do vencimento serão postergados para o primeiro dia útil seguinte quando o expediente forense for encerrado antes ou iniciado depois da hora normal .

O atendimento presencial no Judiciário goiano funciona das 12h às 19h desde janeiro do ano passado de segunda a sexta-feira. O plantão ocorre fora desses horários. Normalmente, a jornada dos servidores é de sete horas diárias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos