Vídeo: polvo gigante surpreende mergulhadora e dá “abraço” em mar do Canadá

Um encontro inédito chamou atenção dos internautas nesta semana. Uma mergulhadora flagrou o momento em que um polvo gigante a abraçou durante uma expedição no Salish Sea, em Vancouver, no Canadá. Andrea Humphreys divulgou a cena rara em seu perfil nas redes sociais.

“Ele primeiro rastejou para o amigo e por toda a máscara dele, e então quando comecei a tirar fotos e vídeos à distância, ele rastejou para mim e por toda a minha câmera e, eventualmente, para o meu corpo”, afirmou à reportagem do jornal The Guardian.

A mergulhadora disse que o encontro durou cerca de 40 minutos. Segundo ela, foi uma bênção ter tido essa oportunidade que a permitiu ter uma conexão íntima e improvável com uma criatura que muitos consideram um “alienígena”. As imagens fizeram tanto sucesso que ela passou a ser apelidado de “senhora polvo”.

“Completei mais de 675 mergulhos e acho que esse é um dos melhores mergulhos do mundo. Toda vez que eu me afastava, o polvo continuava vindo em minha direção. E foi tão incrível e inspirador”, completou.

Pelas imagens é possível notar a coloração avermelhada do molusco. De acordo com uma estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, os polvos conseguem sentir sabores, cheiros e texturas através das ventosas dos tentáculos, além de demonstrar emoções pela cor e se camuflar. 

Se assumisse o tom acinzentado, ele teria demonstrado  agressividade, o que não ocorreu. A cor marrom-alaranjado sugere sentimento ativo ou lúdico. Manchinhas apontam curiosidade e interesse.

O polvo-gigante-do-Pacífico é o maior de todos os polvos e pode ter nove metros entre as pontas dos braços e pesar 250 quilogramas. E le pode ser encontrado nas águas marinhas  costeiras do norte do Oceano Pacífico em países  Japão, Coreia, Rússia, Canadá, Estados Unidos e México.

 

Assista ao vídeo: 

 

 

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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