Romário Policarpo sanciona lei que altera símbolo de placas de trânsito de Goiânia

Foi sancionada nesta quarta-feira, 16, a lei que altera o símbolo representativo de pessoas com mais de 60 anos, nas placas de sinalização de trânsito. Esta nova legislação substitui a atual imagem, utilizada, por exemplo, para delimitar vagas preferenciais de estacionamento, de um idoso curvado e com bengala, para a de uma pessoa mais ativa, ao lado da inscrição “60+”. O projeto foi aprovado pelo prefeito de Goiânia em exercício, Romário Policarpo, após Rogério Cruz ter pedido licença para uma viagem internacional.

Símbolo de idoso em placas de trânsito de Goiânia (Divulgação/Secom)

O projeto de lei que estabelece a nova normativa visual é de autoria de Romário Policarpo, que é presidente da Câmara de Goiânia. Segundo ele, a mudança é importante para que os idosos se sintam representados pelas placas, que devem simbolizar um de seus direitos, e não se sentirem constrangidos pela forma como foram retratados. “É um respeito com a população da terceira idade”, ressaltou.

A ideia partiu do estudante Mateus Frata Naciff, de 10 anos de idade, que participou do ato ao lado de Romário Policarpo. “A representação do idoso, por meio de uma bengala, e como se tivesse com dor nas costas, é um desrespeito, já que esse não é o caso de todos”, diz o adolescente.

Romário Policarpo e Mateus Frata Naciff (Divulgação/Secom)

Durante a sanção da lei, em ato simbólico, foi realizada a substituição de uma nova placa, sinalizando local de estacionamento, no Paço Municipal. A forma de substituição das placas, e como se dará a fiscalização do cumprimento da lei no município, serão regulamentadas por meio de decreto do Executivo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp