Problemas do Brasil em 2023 devem ser os mesmos dos últimos anos

Taxa de crescimento da população no Brasil é a menor da história, indica dados do Censo 2022

Uma pesquisa apontou quais as dificuldades devem ser enfrentadas no Brasil em 2023. Os problemas são basicamente os mesmos dos últimos três anos, segundo uma pesquisa de opinião encomendada pelo Instituto Travessia para o Metrópoles. Os entrevistados acreditam que crise política, inflação, corrupção e desemprego devem ser os principais problemas do primeiro mandato do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva.

 

No resultado da pesquisa desde 2020, inflação e desemprego são os temos recorrentes que mais aflige a população. “Em 2020, vivíamos um momento grave da pandemia, com tudo fechado, sem vacinas, e as pessoas se preocupavam muito com o emprego. Depois disso, no fim do ano de 2021, esse quadro melhorou, mas a economia em geral preocupava bastante, acredita o sócio e analista do Instituto Travessia, Renato Dorgan.

 

2022 2021 2020
Crise Política (23%) Crise Econômica (25%) Desemprego (33%)
Inflação (21%) Inflação (23%) Crise Econômica (26%)
Corrupção (21%) Desemprego (20%) Coronavírus (14%)
Desemprego (17%) Crise Política (15%) Inflação (14%)
Covid (7%) Coronavírus (8%) Falta de vacina contra covid (5%)
Queda de renda (3%) Corrupção (3%)
Desmatamento (3%)
Não sabe ou Não respondeu (5%) Não sabe ou Não respondeu (10%) Não sabe ou Não respondeu (8%)

 

Fonte: Instituto Travessia

 

Segundo o analista, as pautas estão diretamente influenciadas por variáveis majorantes. Ele afirma que alguns tópicos ganharam destaque coincidentemente com o ano eleitoral, assim como a escolha do tema é influenciada por fatores regionais, de renda e gênero.  O balanço da pesquisa mostra que homem, com maior renda mensal, morador do Sudeste que escolheu “corrupção” como uma ameaça em 2023 é exatamente o perfil de eleitores de Bolsonaro.

 

Por outro lado, o ano de 2022 foi marcado pela palavra “Esperança” para um em cada cinco brasileiros. Empatados na segunda colocação ficaram “decepção” e “dificuldade”. Os entrevistados tinham oito opções, incluindo confusão, superação, polarização, democracia, alívio, divisão, Amazônia e complexidade. A pesquisa feita pela consultoria Cause e do Instituto de Pesquisa Ideia.

 

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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