Faixa exclusiva para ônibus garante segurança de condutores e fluidez no trânsito

Implantadas em 2012, as faixas exclusivas para ônibus reduziram significativamente a letalidade no trânsito de Goiânia, além de significarem um ganho no tempo de viagem dos ônibus. No corredor da Avenida T-63, por exemplo, a fluidez aumentou de 14% a 26% em horários críticos.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, informa que a Capital licita a construção de 10,4 quilômetros do corredor preferencial de ônibus da T-7 e revitaliza o corredor da Avenida T-9 pelo Programa 500 km, que também beneficiará o corredor da Avenida 85. “A intenção é melhorar cada vez mais a mobilidade em nossa cidade”, explica.

O funcionamento da faixa exclusiva de ônibus em Goiânia (Avenida 85, Avenida T-63, Avenida T-7 e Corredor Universitário) é simples e obedece às regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para acessar uma garagem, um estabelecimento comercial ou realizar conversão à direita para as ruas transversais àquelas vias com faixas exclusivas, o motorista deve notar a linha tracejada pintada no asfalto.

A Mobilidade frisa que os motoristas devem respeitar esse espaço dedicado aos ônibus, previsto no Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Segundo a legislação vigente, transitar pela faixa exclusiva é infração de natureza gravíssima com multa no valor de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação.

Em 2021 e 2022, foram registradas 54.341 e 94.312 autuações respectivamente, todas por meio de equipamento eletrônico. “Para se ter uma ideia, em 2023 já registramos 66.502, esse número coloca a infração em segundo lugar no raking de autuações na Capital, perdendo apenas para o excesso de velocidade. Este é um número que preocupa, pois além do nosso trabalho educativo precisamos contar com o bom senso e respeito às leis de trânsito por parte dos condutores”, explica o titular da Mobilidade, Marcelo Torrubia.

“A faixa exclusiva existe para garantir segurança aos demais usuários da via pública em relação a um veículo de grande porte. E vale lembrar que, em Goiânia, táxis e veículos do transporte escolar têm a permissão de transitar pelo corredor”, detalha Torrubia.

Tecnicamente, o ônibus exige um tempo maior de distância e parada, além da existência de campos cegos que podem “esconder” outros condutores, dentre eles, ciclistas, motociclistas e automóveis menores. As estatísticas mostram que os acidentes relacionados a pontos cegos aumentaram nos últimos anos, tornando-se um problema preocupante. Qualquer manobra que se fizer com um veículo de grande porte pode gerar um acidente de trânsito.

A Prefeitura de Goiânia tem trabalhado no sentido de conscientizar a população e coibir as imprudências. Além dos equipamentos eletrônicos que registram o veículo que transita, os agentes fazem o trabalho de monitoramento nos corredores. O tema é abordado em empresas, escolas e faculdades com objetivo de alertar os condutores para que eles não transitem no local destinado aos ônibus.

Fluidez

De acordo com o estudo “Os Impactos Desiguais do Congestionamento Urbano no Acesso a Empregos”, publicado em setembro deste ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Goiânia é o município com menos limitações impostas pelos congestionamentos na perspectiva de acesso às oportunidades de trabalho, em comparação com os horários de trânsito livre.

“Além dos corredores, temos implantado novos bilhetes, em um sistema moderno e funcional que diminui o tempo das viagens e estimula o uso do transporte público, tirando carros de circulação e dando maior fluidez ao trânsito”, destaca o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu.

Com a conclusão do BRT Norte/Sul, entre o Terminal Recanto do Bosque e o Terminal do Cruzeiro, em Aparecida, a Capital contará com 121 linhas conectadas, 36 estações e uma velocidade média entre 22 e 26 km/h. A operação, com uma extensão de 29,6 km, resultará em uma redução considerável no tempo de viagem. Uma ação que impactará a vida de 150 mil pessoas todos os meses.

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Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

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