Pianista portuguesa realiza concerto na série “Allegro” do Centro Cultural UFG

O Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG) realiza o Projeto Allegro com o apoio do Instituto Cultural SICOOB UniCentro BR. O programa de encerramento terá J. S. Bach (1685 – 1750) – Partita nº 2 em Dó menor e F. Chopin (1810 – 1849) – 4 Baladas. Portanto, dois grandes nomes da música clássica serão executados pela portuguesa Luísa Tender. A pianista orienta com regularidade masterclasses e é presidente da assembleia-geral da EPTA-Portugal (European Piano Teachers Association).

De acordo com Luísa Tender, proporcionar momentos gratificantes ao público é uma missão sempre difícil. “Estou particularmente entusiasmada com este concerto. Tenho a expectativa de conseguir criar, através deste programa de Bach e Chopin, um momento especial para mim e, sobretudo, para o público”.

Segundo a pianista, a escolha do programa é uma inspiração dos corais e instrumentais da obra de Bach – nas Paixões, na Missa em si menor, nas Cantatas. Já as Baladas de Chopin têm um carácter narrativo, como se em cada uma delas se contasse uma história. “Ao unir Bach e Chopin, tão contrastantes neste recital, temos também alguns notáveis momentos contrapontísticos do compositor romântico, nomeadamente na segunda e quarta Baladas”, explica.

Série “Allegro”

O Centro Cultural UFG visa estreitar laços e promover uma maior interação com o público, pois acredita que a difusão da música de concerto para piano é uma contribuição valiosa para a sociedade e enriquece a vida cultural, tanto de Goiânia, quanto de Goiás.

“A série finaliza a segunda edição, fortalecendo ainda mais a tradição de excelência na música para piano, que remonta aos primórdios da capital. Essa herança cultural é essencial para garantir os benefícios deste importante legado”, explica a coordenadora de Programação de Artes e Cênicas do CCUFG, Consuelo Quireze Rosa.

Aliando-se a outras iniciativas que promovem a difusão da música de concerto em nossa cidade, o projeto Allegro Concertos CCUFG/ SICOOB UniCentro Br vem somar e fortalecer a cultura musical de Goiás, dando continuidade, assim, a um legado cultural duradouro para as gerações futuras.

Serviço
Assunto: Pianista portuguesa realiza concerto na série “Allegro” Quando: sábado (02/12/2023), às 20h
Onde: Teatro do CCUFG, situado na Av. Universitária, 1.533, Setor Leste Universitário – Goiânia (GO)
Mais informações: (62) 3209-6251
Entrada franca!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos