Justiça volta a negar HC e prefeito de Iporá segue na prisão

 

A Justiça de Goiás voltou a negar pedido de habeas corpus da defesa do prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, mantendo em prisão preventiva do gestor, preso por invadir a casa da ex-esposa, de quem estava separado há dois meses, e disparar 15 vezes, no último dia 17. Ele está detido desde o último dia 23, quando se entregou à polícia.

Na sentença, o desembargador relator Nicomedes Borges afirma que a manutenção da prisão preventiva é devidamente fundamentada na materialidade, indícios suficientes de autoria e, em especial, na garantia da ordem pública diante da gravidade concreta das condutas imputadas.

Na decisão, o juiz cita o § 2º da Lei Maria da Penha, que dispõe que “nos casos de risco à integridade física da ofendida ou à efetividade da medida protetiva de urgência, não será concedida liberdade provisória ao preso”.

Ainda no entendimento do desembargador, torna impositiva a manutenção da constrição cautelar, notadamente porque é a única medida, capaz de resguardar a ordem pública e evitar a reiteração delitiva. “Ademais, consta que paciente não é detentor de bons predicados pessoais”, afirma.

Mesmo preso, Naçoitan segue despachando atos normativos do Poder Municipal da cadeia. Na terça-feira (28/11), ele decretou a jornada de trabalho dos servidores municipais da cidade para meio período. No ato publicado, a jornada de trabalho dos servidores da Prefeitura de Iporá e dos órgãos públicos do município foi reduzida durante todo o mês de dezembro.

Alegações

No pedido, os advogados Thalles Jayme e Francisco Silva alegaram a internação do prefeito na UPA de Iporá, entre sábado, 25, e terça-feira, 28. Segundo a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), ele foi internado “em virtude de orientações médicas para tratamento de vômitos e diarreia”.

Em seu voto, Nicomedes alegou que não comporta discussão sobre problemas de saúde do paciente. “Cabe ao diretor do estabelecimento prisional, caso necessário, autorizar a sua saída para tratamento médico”, pontua na setença.

A despeito de o paciente ocupar o cargo de Prefeito do Município de Iporá, outra alegação da defesa, Nicomedes alegou que o paciente não praticou os crimes em razão do mencionado cargo público, o que afasta o foro especial.

O juiz pontuou ainda que a apresentação espontânea do paciente à autoridade policial não impede a decretação da prisão preventiva, tampouco é motivo para desconstituí-la, quando presentes os requisitos legais para a imposição da medida extrema

O caso

Na madrugada desta terça-feira, 28, o prefeito Naçoitan Leite, suspeito de ter invadido a casa e disparado contra sua ex-esposa, recebeu alta da unidade de saúde em que estava internado desde que passou mal com diarreia e vômito no último sábado, 25. Com a alta médica, o político voltou para o presídio da cidade, informou a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária.

Segundo a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), por não aceitar o fim da relação, o político usou a própria caminhonete para quebrar o portão e invadir o imóvel da ex-mulher. A vítima não teria sido agredida. Ela se trancou no quarto junto com o atual companheiro, quando o suspeito conseguiu entrar na casa.

O prefeito de Iporá, Naçoitan Araújo Leite (PSDB), estava separado há dois meses de sua ex-esposa. Segundo a Polícia Civil, na última sexta-feira, 17,  Naçoitan teria invadido a casa da vítima com sua própria caminhonete  e feito cerca de 15 disparos de arma de fogo, fugindo na sequência. Ele estava sendo procurado pelos policiais até sua entrega na manhã desta quinta-feira.

Segundo a PCGO, por não aceitar o fim da relação, ele usou o veículo para quebrar o portão, invadindo o imóvel, e foi até o quarto onde estavam a ex-esposa e o atual namorado. Nas investigações da Delegacia da Mulher de Iporá, a Polícia descobriu que o aparelho que guarda as imagens da câmera de segurança (DVR) foi furtado da casa da vítima

Um vídeo feito por uma câmera de segurança da casa vizinha da mulher mostra o momento em que um Gol branco estaciona e o aparelho DVR é furtado. De acordo com o delegado Ramon Queiroz, responsável pelas investigações em Iporá, o fato chamou a atenção da Polícia.

“Durante as buscas e apreensão hoje, encontramos possivelmente o mesmo veículo na fazenda do político investigado. Nós iremos caminhar agora para tentar elucidar quem fez o furto desse aparelho de DVR, ou seja, que interferiu ou está interferindo diretamente na investigação”, disse Queiroz.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gaetano Di Mauro conquista vitória histórica na Stock Car em Goiânia

No domingo, 24, Gaetano Di Mauro fez história na pista de Goiânia, conquistando a vitória na corrida principal da penúltima etapa da Stock Car 2024. Este foi o terceiro triunfo do piloto na temporada atual.
Di Mauro, que será piloto da Eurofarma em 2025, demonstrou uma performance dominante desde o início do fim de semana. No sábado, 23, ele conquistou pela primeira vez a pole position na Stock Car Pro Series, mostrando sua habilidade e consistência nas qualificatórias.
Na corrida principal, realizada em uma tarde escaldante na capital goiana, Di Mauro manteve a liderança de ponta a ponta, superando outros competidores notáveis como Ricardo Maurício. Sua vitória foi fruto de uma estratégia bem executada e de uma condução impecável.
Com esta vitória, Di Mauro reforçou sua posição na classificação geral da temporada e deixou claro seu potencial para as próximas competições. A conquista também marcou um momento especial para o piloto, que celebrou com entusiasmo ao cruzar a linha de chegada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp