A Prefeitura de Goiânia, por meio do Programa de Defesa do Consumidor (Procon Goiânia), divulgou, na última segunda-feira ,18, uma pesquisa realizada de 13 a 15 de dezembro de 2023, que aponta variação de até 375,94% no preço de 24 produtos da cesta natalina, em nove estabelecimentos comerciais da Capital.
As cinco maiores variações estão entre 375,94% e 250,85%, com destaque para a castanha-do-pará sem casca, que oscila entre R$ 3,99 a R$ 18,99 a cada 100 gramas. Já a uva-passa 250g teve variação de 250,85%, podendo ser encontrado de R$ 5,90 a R$ 20,70. O quilo da ameixa nacional registrou variação de 219,02%, custando de R$ 7,99 a R$ 25,49. O frango congelado teve variação de 200,14%, de R$ 6,99 a R$ 20,98 o quilo. Já a nectarina nacional teve variação de 145,28%, sendo encontrada de R$ 6,98 a R$ 16,90 o quilo.
De acordo com a pesquisa, o consumidor que realizar compra pelo menor preço desses cinco produtos terá despesa de R$ 31,76. Já se adquirir produtos com o maior valor, pagará R$ 129,45. Isso representa a possibilidade de economia de R$ 97,69 na aquisição dos itens.
As cinco menores variações estão entre 24,69% a 7,15%, com destaque para o quilo do peru perdigão, de R$ 27,99, a R$ 34,90. Já o peru Seara registrou variação de 11,12%, podendo ser encontrado de R$ 26,98 a R$ 29,98; o chester Perdigão foi encontrado com variação de 10,69%, com preço de R$ 28,90 a R$ 31,99. O quilo do pernil Seara teve variação de 7,15%, variando de R$ 55,98 a R$ 59,98.
Com a pesquisa, o consumidor que realizar compra pelo menor preço desses produtos terá despesa de R$ 200,83. Já se fizer compras com o maior valor, pagará R$ 222,83. Utilizando a pesquisa do Procon como base para suas compras, poderá poupar R$ 22,00 apenas nesses cinco itens.
O levantamento busca informar e alertar o consumidor quanto às variações de preços de alguns produtos da cesta de Natal e detalhar o gasto mensal que um trabalhador teria para comprá-los. “O objetivo desta pesquisa é auxiliar o consumidor no momento da compra, possibilitando melhor planejamento e maior economia. A pesquisa revela variações porcentuais entre produtos da mesma marca e oferece referência ao consumidor por meio de preços médios obtidos na amostra”, destaca o presidente do Procon Goiânia, Júnior Café.
Metodologia
A pesquisa do Procon Goiânia é realizada com metodologia diferente da que é feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), por utilizar várias marcas do mesmo produto da cesta natalina. Ao proceder a comparação de preços, o Procon Goiânia utilizou produtos da mesma marca.
O órgão enfatiza que nem todos os produtos pesquisados foram encontrados em todos os estabelecimentos visitados, que a pesquisa reflete momento específico e, por essa razão, os preços atuais podem ser diferentes quando o consumidor realizar suas compras. O Procon destaca, ainda, que lojas da mesma rede praticam preços diferenciados.
O Procon Goiânia também informa que a responsabilidade do comerciante abrange os seguintes casos: se o fabricante, produtos ou importador não puderem ser identificados; se não houver clareza na informação concernente à comercialização do produto; se o comerciante não providenciar conservação adequada do produto.