Aprovação de Caiado chega a 83%, aponta Real Time Big Data

O governador Ronaldo Caiado encerra o primeiro ano do segundo mandato com uma aprovação recorde da população goiana. Levantamento do Instituto Real Time Big Data, divulgado nesta quarta-feira (20/12) pela TV Record Goiás aponta que 83% aprovam a gestão Caiado.

Há duas semanas a Paraná Pesquisas mostrava Caiado com aprovação semelhante: de 81%. As sondagens realizadas por empresas nacionais evidenciam que Caiado é hoje o governador mais bem avaliado do País.

Caiado lidera um governo com a melhor segurança pública do país, atualmente copiada por outros estados. Os investimentos recordes em educação e saúde, além da abrangência dos programas sociais, também ajudam a explicar os números. Esses investimentos só foram possíveis graças a uma gestão que, primeiro, equilibrou as contas públicas.

Em abril, ao completar 100 dias do segundo governo, o governador tinha a aprovação de 72% dos goianos, de acordo com a Real Time Big Data. Em oito meses, a avaliação positiva de Caiado subiu 11 pontos porcentuais. Apenas 15% reprovam o atual governo nessa rodada da pesquisa, número inferior ao aferido em abril (19%). Dos entrevistados, 2% não souberam responder.

O detalhamento da Real Time Big Data mostra que Caiado conquista maior aprovação entre as mulheres (85%), na faixa etária de 45 a 60 anos (85%) e com ensino superior (84%). Em nenhuma estratificação, o governador tem menos de 80% de avaliação positiva.

Ótimo e bom

A população de Goiás aprova a gestão do governador Ronaldo Caiado com 64% de ‘ótimo’ e ‘bom’, em outro formato de avaliação – sendo 24% de ótimo e 40% de bom. Apenas 9% rejeitam o atual governo (ruim para 5% e péssimo para 4%). Outros 25% avaliam o governo como regular. Em abril, a aprovação era dois pontos inferior: de 62%.

A Real Time Big Data ouviu 1200 eleitores, entre os dias 16 e 18 de dezembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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