O quelônio mais antigo do mundo, uma tartaruga-gigante-das-Seychelles, completou 191 anos, segundo o Guinness World Records. Conhecida como Jonathan, a tartaruga reside na Ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, e acredita-se que ela tenha nascido no ano de 1832.
A idade da tartaruga foi estimada de forma segura a partir de quando ele já era considerado “totalmente madura”, o que acontece com esse tipo de animal aos 50 anos de idade.
De acordo com o Guinness, sua idade foi estimada quando o animal foi transferido, em 1882, do arquipélago no Oceano Índico para a ilha de Santa Helena, território britânico na América.
Desde sua transferência do Oceano Índigo, a tartaruga vive no jardim de Plantation, residência oficial do governador da ilha, e passou por diversos momentos históricos, como o sufrágio feminino aprovado em países europeus e a virada do século XIX para o século XX.
Antes de Jonathan, o animal mais antigo já registrado para um quelônio foi uma tartaruga irradiada de Madagascar, de 188 anos de idade. Ela chegou a ser apresentada à família real de Tonga, pelo explorador britânico James Cook, em 1773 ou 1777. Essa tartaruga foi nomeada de Tui Malila e ficou sob os cuidados da família real até sua morte, que ocorreu somente em 1965.