OVG bate recorde de atendimentos e transforma realidade de famílias goianas

O Governo do Estado, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), é referência quando o assunto é política social. Ao longo de 2023, a OVG realizou 5,7 milhões de atendimentos nos 246 municípios goianos. Número supera a marca registrada em 2022, que foi de 5,1 milhões.

Juntas, as 14 unidades do Restaurante do Bem serviram 3,5 milhões de refeições (3.580.541) em 2023. Além disso, a iniciativa doou quase 84 mil (83.835) marmitas para refugiados venezuelanos e pessoas em situação de rua nos municípios de Goiânia, Luziânia, Jaraguá e Valparaíso de Goiás. A OVG também capacitou e mobilizou 2,9 mil pessoas para o trabalho voluntário e promoveu 82 ações de cunho humanitário.

A Casa do Interior do Estado de Goiás (Cigo) acolheu 4,5 mil pacientes e acompanhantes em tratamento de saúde em Goiânia. Na época mais fria do ano, o Governo de Goiás entregou 70 mil cobertores novos nos 246 municípios goianos e, no Natal, entregou mais de meio milhão de brinquedos (511.502) para crianças carentes.

Por meio da OVG, o Governo de Goiás também beneficiou 14,8 mil estudantes do ensino superior com o Programa Universitário do Bem (ProBem) e assistiu, a uma média mensal, 1,4 mil idosos e 846 jovens em suas unidades.

O Banco de Alimentos doou mais de 1,2 milhão (1.272.277) de quilos de alimentos in natura, que beneficiaram mais de 3 mil famílias e 79 entidades sociais por mês. Já o Programa NutreBem doou cerca de 441 unidades do Mix do Bem e frutas desidratadas, beneficiando uma média mensal de 5 mil famílias e 28 entidades sociais.

Com pacotes do Mix do Bem em mãos e entre frutas, legumes e verduras in natura, Joice Fernanda Ferreira de Oliveira, 27 anos, comemora os benefícios recebidos. Moradora do Cidade Vera Cruz, em Aparecida de Goiânia, ela não tem condições financeiras de arcar com as despesas de casa. “Nem sei o que seria da nossa vida sem essa ajuda. Graças ao Governo de Goiás, podemos ter uma vida mais digna e comida no prato”, conta a beneficiária do programa social.

Em 2023, a OVG ainda foi responsável por fazer 215,8 mil atendimentos ao cidadão com doações de cadeiras de rodas, muletas, bengalas, colchões especiais, fraldas descartáveis geriátricas e infantis, absorventes íntimos, malha compressiva para vítimas de queimaduras, filtros de barro para água, kits de enxoval para bebê, entre outros, além de levar o atendimento presencial a 93 municípios, sem repetição, em 203 ações do OVG Perto de Você.

“Pessoas em vulnerabilidade social não podem esperar. A cada atendimento, checamos se a família necessita de algo mais, se tem comida em casa. Política social de verdade é isso: ir até quem precisa e ajudar de todas as formas possíveis, o mais rápido possível. Essa tem sido a nossa missão, o nosso papel”, enfatiza a primeira-dama Gracinha Caiado, presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Janones pede extinção do PL à PGR

No dia 14 de novembro, o deputado André Janones enviou um ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a extinção do Partido Liberal (PL), partido ao qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é filiado. A solicitação se baseia na necessidade de proteção do regime democrático brasileiro, que, segundo Janones, tem sido alvo de sucessivos ataques.
 
Janones argumenta que as práticas do PL representam uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social. O deputado enfatiza que essas ações comprometem a estabilidade do país e justificam a medida extrema de extinção do partido.
 
A petição destaca a importância de preservar a democracia e a paz social, elementos essenciais para a governabilidade e o bem-estar da população. Janones reitera que o pedido é fundamentado na proteção dos princípios democráticos, que estão sendo constantemente ameaçados.
 
A decisão final caberá à PGR, que deverá avaliar a solicitação e decidir se irá encaminhar o pedido ao Ministério Público. A extinção de um partido político é um processo complexo e raro, exigindo provas robustas de que o partido está comprometendo a ordem constitucional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos