IPTU Goiânia: confira as novidades acerca da taxa em 2024

Nesta quinta-feira, 18, foram comunicadas pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), algumas mudanças acerca do pagamento do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) de 2024 em Goiânia.

O Secretário Vinicius Pires Alves afirmou que uma das novidades do ano é a forma de pagamento, que além de boleto e parcelamento no cartão de crédito, também poderá ser feita via Pix na modalidade de chave copia e cola.

“Quando o contribuinte entrar e colocar a inscrição e os dados vai aparecer o IPTU 2024, a opção da parcela única e parcelamento, e também o Pix. A opção copia e cola, que ela pega o código no aplicativo, cola no aplicativo do banco e paga. É uma facilidade”, explicou.

Lembrando que o contribuinte poderá realizar o pagamento da taxa pelo aplicativo Prefeitura 24h, disponível nas lojas de aplicativos para Android e iOS.

Outro ponto de atenção é o reajuste do imposto, que será de 4,68%. A alteração no valor é baseada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Calculado pela capital, a porcentagem leva em conta a inflação do ano anterior.

Central do IPTU

Em casos de dúvidas, os contribuintes poderão contar com os atendimentos da “Central do IPTU” que deverá ser instalada na Rua 19, próxima à Justiça Federal, no Setor Central. Conforme o secretário, a população poderá ser atendida presencialmente entre os dias 5 de fevereiro e 2 de março, com horário das 8h às 17h.

“A secretaria está trabalhando com a possibilidade de atendimento também aos sábados até às 12h. Mas isso ainda está sendo trabalhado. Não é algo certo”, explicou.

Calendário

O calendário para o pagamento dos impostos de 2024 também foi divulgado pela Sefin. O documento revela que o IPTU não sofrerá com reajuste, mas ocorrerá uma correção inflacionária. Isso implica um acréscimo de 4,68% no valor a ser pago, que permanece o mesmo de 2023.

Confira as datas:

1ª parcela ou cota única: vencimento em 20 de fevereiro
2ª parcela: vencimento em 20 de março
3ª parcela: vencimento em 22 de abril
4ª parcela: vencimento em 20 de maio
5ª parcela: vencimento em 20 de junho
6ª parcela: vencimento em 22 de julho
7ª parcela: vencimento em 20 de agosto
8ª parcela: vencimento em 20 de setembro
9ª parcela: vencimento em 21 de outubro
10º parcela: vencimento 20 de novembro
11º parcela: vencimento 20 de dezembro

Descontos no valor do Imposto

A Prefeitura informou que para os contribuintes que efetuarem o pagamento à vista até o dia 20 terão desconto de 10% no valor do imposto.

Outra condição de pagamento é o parcelamento em até 11 vezes, com a última parcela para o dia 20 de dezembro. Já os imóveis com valor venal de até R$ 157 mil, estão isentos do pagamento do imposto por estarem incluídos no programa IPTU Solidário.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp