Morreu na madrugada desta segunda-feira, 12, Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza. A empresária, conhecida como Tia Luiza, faleceu aos 98 anos. O velório está marcado para as 10h no Velório São Vicente, em Franca, cidade onde seu “império” nasceu. O enterro está previsto para as 16h no Cemitério da Saudade.
A assessoria de imprensa de Luiza Helena Trajano não quis comentar sobre o assunto. Em sinal de luto, todas as unidades do Magazine Luiza no município permanecerão fechadas nesta segunda-feira. A empresa publicou nota de pesar em seu perfil oficial no X, antigo Twitter:
É com muita tristeza no coração, que venho comunicar o falecimento da nossa querida Luiza Donato, aos 97 anos, em Franca, no interior de São Paulo. Fundadora do Magazine Luiza, uma das maiores empresas de varejo do Brasil. Tia Luiza, como era mais conhecida, nasceu em 20/09/1926.… pic.twitter.com/oBrv9bB49P
— Lu do Magalu 💙 (@magalu) February 12, 2024
O legado de Luiza Trajano Donato se iniciou em 1957, quando, junto ao marido Pelegrino José Donato, abriu a primeira loja que mais tarde se tornaria a primeira unidade de uma das maiores redes varejistas do país.
Nascida em Cristais Paulista, em São Paulo, em 1926, Tia Luiza foi criada por uma família de comerciantes e, aos 31 anos, embarcou na jornada empreendedora ao se casar com Pelegrino José Donato. Juntos, investiram as economias acumuladas ao longo de anos de trabalho no varejo para construir o próprio negócio.
Sem filhos, no início da década de 1990 ela escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano para assumir a sucessão dos negócios, empresária que não só alavancou o grupo para todo o país como se tornou uma das maiores empresárias brasileiras.