Procon Goiás apreende quase 1500 produtos ilegais em tabacaria

Fiscais e Polícia Militar apreendem produtos ilegais em tabacaria de Valparaíso de Goiás

Fiscais do Procon Goiás, em operação conjunta com a Polícia Militar e o Procon municipal, realizaram a apreensão na quinta-feira, 15, de quase 1500 produtos, em uma tabacaria de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. A ação resultou na condução dos três vendedores para a delegacia da Polícia Civil, que dará continuidade à investigação criminal.

Veja vídeo da ação:

Entre os produtos recolhidos pela fiscalização estão cigarros eletrônicos, vapers e essências.  A estimativa é de que o valor confiscados alcance R$ 50 mil. Grande parte dos produtos apreendidos não apresentava informações em Língua Portuguesa em suas embalagens, indicando entrada irregular no país.

A comercialização, importação e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil desde 2009, conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Esta é a segunda apreensão em uma semana realizada pelo Procon Goiás, totalizando mais de 3000 cigarros eletrônicos e acessórios retirados do mercado. No última dia 9, quase 1500 produtos foram confiscados em uma tabacaria em Goiânia.

A empresa de Valparaíso foi autuada pelo Procon Goiás e tem 20 dias para apresentar defesa. Pode ser aplicada multa ao estabelecimento, com valor variando de R$754 a 11 milhões. Consumidores podem denunciar através do telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior), bem como pelo Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).

Influência

O superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, alerta os consumidores para ações dessas empresas, destacando o marketing agressivo em redes sociais, especialmente visando atrair jovens. “São posts chamativos, coloridos, que passam a impressão de que a venda desse tipo de produto é legalizado, o que não é a realidade.”

O órgão permanece vigilante quanto à comercialização irregular de cigarros eletrônicos tanto na capital quanto no interior do estado. Enquanto houver a proibição, continuaremos de olho nessa comercialização irregular de cigarros eletrônicos tanto na capital quanto no interior do estado”, finaliza Levy.

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp