Além da Dengue, casos de Covid-19 também estão em alta em Goiás

Além da Dengue, casos de Covid-19 também estão em alta em Goiás

Além da epidemia de Dengue, que fez o estado declarar situação emergencial, o número de casos de Covid-19 vem crescendo em Goiás nos últimos meses. O Estado se juntou a Mato Grosso, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal entre as federações com maiores taxas de doença com variação entre 55,55 e 166,9 casos a cada 100 mil habitantes.

Goiás registrou, nos últimos dias, quase três vezes mais do que o mesmo período em 2023. Nas últimas quatro semanas, a Secretária de Estado de Saúde (SES-GO) notificou 17.430 casos de Covid-19 no estado. Além desde número, a saúde registrou outros 9.464 como suspeitos.

O mês de fevereiro registrou o pico entre os dias 18 e 24, quando 7.895 casos foram notificados em Goiás. Em 2023, na mesma época, o Estado possuía 2.710 casos de Covid-19 confirmados. O aumento foi 191% nos casos.

O Ministério da Saúde afirmar que, após as festividades do Carnaval, é normal o aumento de determinadas doenças virais. Além disso, o feriado em 2023 foi uma semana mais tarde, o que pode ser motivo para que esse aumento não tenha acontecido no mesmo período de 2024.

Proteção

O órgão aproveitou este período para recomendar a volta de proteções contra a contaminação. O uso de máscaras em ambientes de maior risco, como hospitais e demais locais de atendimento à saúde, e o uso de álcool em gel são alguns dos meios de proteção que podem ser eficazes na diminuição do contágio.

Além disso, o Ministério da Saúde aproveitou para reforçar a imunização contra a Covid-19 a partir dos seis meses de vida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos