Goiás Social: Estado promove grande evento para mulheres a partir desta segunda

O Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), convida meninas e mulheres para uma grande ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Trata-se da primeira edição do Goiás Social Mulher, que será realizada dos dias 4 a 8 de março, na Praça Cívica, em Goiânia.

O evento conta com a participação de 15 órgãos e unidades do Estado, que se reúnem para oferecer 4 mil vagas de emprego, inscrições para cursos profissionalizantes, oficinas de ovos de Páscoa e entrega de 11 mil cartões sociais, como Mães de Goiás e Dignidade. Ainda, haverá a doação de 30 geladeiras e distribuição de lâmpadas de LED pela empresa Equatorial.

Serão oferecidos diversos serviços gratuitos, como o atendimento da Delegacia Estadual da Mulher, emissão de carteira de identidade e Vapt Vupt. Na área da saúde, as mulheres poderão fazer, por exemplo, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites, exames de mamografia, tomografia, além de receber o complexo homeopático para dengue.

A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, destaca que é preciso ter um olhar especial para as mulheres. “Em muitos dos nossos programas elas são a maioria dos beneficiados, como Crédito Social, Aluguel Social, ProBem e tantos outros. Por isso, para esse mês da mulher estamos realizando esse grande evento voltado para elas”, explica.

“Em um mesmo local, na região central da cidade e com fácil acesso, as mulheres terão uma série de serviços e benefícios ao longo de toda a primeira semana de março”, completa Gracinha. O governador Ronaldo Caiado e secretários de Estado também vão participar da programação.

Para aproveitar o maior número possível de serviços, a dica é que as mulheres levem todos os documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda e certidão de nascimento dos filhos. Confira os principais atendimentos disponíveis, por área:

Social

Entrega de cartões:
10.338 Mães de Goiás
945 Dignidade
100 Goiás Por Elas
Informações sobre Aluguel Social, Carteira do Autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte do Idoso, Goiás por Elas, Dignidade Menstrual e Protocolo Todos por Elas
Informações sobre o desbloqueio de cartões Mães de Goiás
150 kits Aprendiz do Futuro

Emprego

Oferta de 4 mil vagas de emprego
Entrega de certificados de cursos do COTEC
Oficinas de ovos de Páscoa

Saúde

Exames de mamografia e tomografia, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, auriculoterapia, práticas corporais chinesas, complexo homeopático para dengue (gotinhas), distribuição de preservativos e autotestes de HIV
Hemocentro

Vapt-vupt

Emissão de carteira de identidade, espelho de CPF, Detran, boleto IPVA, segunda via CNH, emissão de CRLV, boleto de multa, agendamento de serviço, Goiasprev, atendimento multifuncional, Ipasgo

Saneago

Atendimento ao público, 2ª via de conta, negociação de débitos, cadastramento da tarifa social

Segurança

Delegacia Estadual da Mulher
Orientações e policiamento feminino (Batalhão Maria da Penha)
Palestras e orientações de primeiros socorros (Corpo de Bombeiros)

OVG

Entrega de cadeira de rodas, cadeira de banho, fralda geriátrica, fralda infantil, bengalas, leite especial, colchão caixa de ovo, kit enxoval para bebê, muletas e Mix do Bem

Educação

Informações e matrículas do Alfabetização e Família e Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentação do projeto Ciranda da Arte

Defensoria Pública

Orientação jurídica em geral, regularização de guarda e alimentos (consensuais), divórcio e dissolução de união estável (consensual ou litigioso sem bens e sem filhos menores), reconhecimento de união estável com conversão em casamento, reconhecimento de paternidade/maternidade, retificação de registro civil, retificação de prenome e gênero de pessoas transgênero, requerimento de 2ª via de certidão nascimento, casamento e óbito, requerimento para a gratuidade da carteira de identidade

Equatorial

Doação de 30 geladeiras, distribuição de lâmpadas de LED e Nave Equatorial (ônibus lúdico com experiência em energia elétrica)

Lazer

Rua do Lazer com futebol de salão, pula pula, multi park e gibiteca

Autocuidado

Serviços de beleza: 14 estações simultâneas de maquiagem, escovação, corte feminino, esmaltaçao e massagem

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp