Março em Goiás será quente e com chuvas irregulares

Março em Goiás será quente e com chuvas irregulares

O mês de março será mais quente do que fevereiro em Goiás. Segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem chegar a 35ºC, temperatura acima da média estadual, que é de 31ºC.

Em relação a chuva, a Inmet informou que as pancadas devem retornar de maneira irregular na segunda quinzena de março. “A região central, considerando Goiânia, deve ter chuvas um pouco acima da média. Já na região norte, onde estão as cidades de Porangatu, São Miguel do Araguaia, as chuvas serão abaixo da média, por exemplo”, explica Elizabeth Alves de Ferreira, chefe do instituto em Goiás.

No entanto, mesmo quando a chuva cair, o calor não deve dar tréguas. A previsão é que o tempo fique abafado, pela grande quantidade de umidade e nebulosidade, ficando na casa dos 31ºC e 32ºC.

Calor em todo o Brasil

No país, o calor deve continuar acima da média durante todo o mês com máximas acima de 25ºC. Porém, municípios de Roraima, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo deve permanecer com temperaturas acima dos 29ºC.

Há ainda previsão de no máximo quatro frentes frias, durante o mês, que não devem provocar queda nas temperaturas. O ar frio, de origem polar, tem previsão de passar pela costa sul e sudeste no Brasil – não avançando para o interior do Brasil.

As chuvas de março, conhecidas por suas enormes precipitações frequentes e volumosas, também devem diminuir durante todo o mês nas regiões afetadas pelo El Niño, que deve perdurar no país pelos próximos meses.

O sudeste e o centro-oeste devem ter temporais, típicos de calor, com médias naturalmente menores do que em janeiro ou fevereiro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos