O terremoto que atingiu a área de Nova York na manhã de sexta-feira interrompeu por instantes uma reunião do Conselho de Segurança da ONU. O terremoto de magnitude 4,8, cujo epicentro foi localizado sete quilômetros ao norte da estação Whitehouse, em Nova Jersey, foi sentido na cidade de Nova York e em outras regiões do estado.
Um vídeo registrou o momento. Diplomatas da ONU estavam na câmara do Conselho de Segurança para uma reunião sobre a situação em Gaza. Presidente e CEO da ONG Save the Children US, Janti Soeripto, discursava sobre o sofrimento das mulheres e crianças em Gaza quando os tremores foram sentidos na sala.
Diplomatas foram vistos olhando uns para os outros e a sala ficou em silêncio. “Isso foi um terremoto”, ela perguntou, ao enviado palestino da ONU, Riyad Mansour, que estava sentado ao lado dela. “Sim. Você está fazendo o chão tremer”, ele disse a ela, provocando leves risadas.
Apesar da intensidade do terremoto, o Departamento de Polícia de Nova York informou que não houve relatos de danos ou feridos. O Corpo de Bombeiros da cidade de Nova York recebeu relatos de edifícios tremendo por volta das 10h30, e está avaliando a estabilidade estrutural das construções na área afetada.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, confirmou o incidente, afirmando que sua equipe está avaliando os impactos e quaisquer danos que possam ter ocorrido, prometendo atualizações ao público ao longo do dia. O prefeito de Nova York, Eric Adams, está sendo mantido a par da situação, com seu gabinete ainda avaliando o impacto completo do terremoto.
I’ve directed state agencies to survey our bridges, roads, railways, major transmission lines and dams, and any other potentially vulnerable infrastructure to ensure they are safe.
There are no reports of damage or injuries from this morning’s earthquake at this time.
— Governor Kathy Hochul (@GovKathyHochul) April 5, 2024
Os relatórios iniciais indicaram um terremoto de magnitude 4,8, mas foi revisado para 4,7 antes de ser ajustado de novo para 4,8. O epicentro foi a nordeste do distrito de Lebanon, no estado de Nova Jersey, a menos de 80 quilômetros da cidade de Nova York. O terremoto foi leve e logo abaixo da superfície, a 5 km de profundidade, o que torna o tremor mais fácil de ser sentido.
Enquanto isso, as redes sociais, como Twitter e Facebook, tornaram-se plataformas para os moradores locais relatarem os tremores e compartilharem experiências sobre o terremoto que sacudiu a cidade de Nova York. (**Com informações da rede Fox News)
Veja vídeo do momento do terremoto:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)