A Justiça de São Paulo autorizou a progressão de pena de Alexandre Nardoni para o regime aberto. O pai de Isabella Nardoni, condenado em 2008 pelo assassinato da filha de 5 anos, poderá cumprir o restante da pena em liberdade após 16 anos na prisão.
A decisão foi assinada pelo juiz José Loureiro Sobrinho na última sexta-feira, 3, e divulgada nesta segunda-feira, 6. Apesar da recomendação desfavorável do Ministério Público de São Paulo (MPSP) à progressão, o juiz considerou a boa conduta carcerária de Nardoni, seu período de cumprimento de pena, o relatório favorável da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e a ausência de faltas disciplinares.
Após sua liberação, Nardoni deverá se apresentar trimestralmente à Vara de Execuções Criminais, comprovar ocupação lícita em 90 dias, permanecer em casa das 20h às 06h, e informar à Justiça qualquer mudança de residência.
Ele também estará proibido de frequentar bares e casas de jogos. O pedido de progressão foi feito em abril pela defesa de Nardoni, que já cumpriu o período necessário para pleitear o benefício na Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, em Tremembé, conhecida como “Cadeia dos Famosos”.
Apesar da oposição do MPSP, o juiz determinou a realização de um exame criminológico antes de tomar a decisão final.