Articulações direto da Europa: pré-candidato a prefeito, Sandro Mabel está na Finlândia

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel (UB) deu breve pausa nos compromissos como pré-candidato a prefeito de Goiânia e desde o último final de semana tem articulado de forma virtual. Mabel embarcou, no sábado passado, 4/5, para a Finlândia, no norte da Europa.

Oficialmente, a agenda é vinculada à entidade que Mabel preside, com roteiro que prevê visitas aos ministérios da Educação e Cultura, de Assuntos Econômicos e Emprego, além de universidades, empresas e indústrias. “A intenção é conhecer modelos de negócios, realizar trocas de conhecimento e buscar possíveis parcerias”, diz a Fieg em suas redes sociais.

Mas Sandro já deu sinais de que vai capitalizar politicamente a viagem ao divulgar que tem se inteirado de iniciativas que podem ser replicadas em solo brasileiro, sobretudo relacionadas à educação daquele país – o que “casa” com entrevistas recentes do pré-candidato, que tem feito críticas sistemáticas à gestão do atual prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) por conta do déficit de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

A Finlândia é reconhecida por ter o melhor sistema educacional do mundo. Todas as escolas são gratuitas e um dos pontos fortes é o processo de inclusão educacional, com taxa de evasão na educação básica integral menor que 1%. O sistema educacional finlandês destaca-se por sua flexibilidade curricular, que capacita os professores a ajustarem o ensino de acordo com as necessidades individuais de seus alunos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Presidente da Câmara, Romário Policarpo tenta valorizar passe do PRD junto a Sandro Mabel

Presidente da Câmara, Romário Policarpo tenta valorizar passe do PRD junto a Sandro Mabel

Pré-candidato a prefeito de Goiânia, o empresário Sandro Mabel (UB) parece ter entendido o “recado” passado, neste final de semana, pelo presidente da Câmara, Romário Policarpo (PRD), e compareceu à sede do Legislativo nesta terça-feira, 9. Romário “cogitou” levar seu PRD para a pré-campanha à reeleição do prefeito Rogério Cruz (SD); e entre os argumentos, o de que tem indicações no primeiro escalão do Paço Municipal.

O PRD, assim como PSB, Agir, PMB e Avante, integra (ou integrava) um bloco articulado pelo presidente da Assembleia, Bruno Peixoto (UB), para fortalecer sua pré-candidatura a prefeito. Na sequência, o mesmo bloco acertou com Sandro Mabel que indicaria o pré-candidato a vice-prefeito dele.

Mas fato é que Avante e Agir já protagonizaram eventos recentes em que declararam apoio a Sandro, ao passo que o PSB é dado como certo na chapa da pré-candidata Adriana Accorsi (PT) via costuras feitas em âmbito nacional.

Vendo então que seu PRD correria o risco de ter seu passe desvalorizado, já que as demais legendas daquele bloco já seguiram seu rumo, houve então esta “ameaça” pública de compor com Rogério – segundo avaliações do QG de campanha de Mabel – que, diga-se de passagem, não exonerará, pelo menos não por agora, indicados de Romário Policarpo sob pena de ter mais problemas do que os que já tem.

Para demonstrar que está disposto a trabalhar pelo maior número de aliados possíveis em torno do seu projeto, Sandro foi hoje à Câmara, onde conversou com o presidente da Casa. Aliás, sua ida foi no mesmo dia em que CCJ deu sinal verde para votação do projeto de autoria do Executivo que permite a prefeitura vender 76 áreas públicas. Ele diz ser contra a matéria e afirma que os espaços podem ser usados para construção de CMEIs e unidades de saúde. A tramitação do projeto em plenário – incluindo aí se entrará em pauta antes ou somente depois do recesso dos vereadores – será um bom indicativo de quão produtiva foi a conversa entre Romário e Mabel.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos